São Paulo, 27 de abril de 2024

21/11/2008

Crônica: Um doce instrumento de medição

(2003) – O cenário é o de uma grande siderúrgica instalada em Piracicaba. Nessa empresa, há muitos e muitos anos (os mais antigos que nos contam), não havia instrumento de medição com tamanho suficiente para se calibrar as medidas das grandes engrenagens que eram produzidas.

Uma das alternativas utilizadas, numa certa ocasião, foi medir o diâmetro externo da engrenagem a ser copiada com uma cana-de-açúcar. Por um tempo até que o instrumento funcionou. Até que um dia um mais desavisado, passando por ali, deu de cara com o instrumento de medição e bateu aquela vontade de chupar um gominho. 

Resultado: “Mataram” a nova engrenagem!

As orelhas do paquímetro – Na mesma empresa, também é a famosa a história do encarregado que resolveu esmerilhar as orelhas do paquímetro. Mas o cidadão tinha uma boa justificativa, afinal aquelas orelhas estavam estragando o bolso traseiro da calça na hora de guardar.

(*) Gleison D. C. é desenhista-projetista de moldes em uma ferramentaria de Piracicaba. torneiro mecânico formado pelo Senai e engenheiro mecânico

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.