(12/09/2010) – O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e a ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, afirmaram na semana passada que há interesse dos dois países em aumentar a produção de autopeças. Em entrevista coletiva, antes da abertura do “Seminário Internacional Integração Produtiva no Mercosul – Construindo uma Agenda Positiva para o Mercosul”, os ministros disseram que diferentes estratégias de integração já estão em estudo.
Miguel Jorge citou como exemplo linhas de crédito oferecidas pelo BNDES e pelo Banco de La Nación para empresas no setor. O fundo de US$ 200 milhões, segundo ele, deve ser liberado até o final do ano. “Quando se faz esse esforço combinado, começa-se a criar condições melhores de fabricação de autopeças e componentes no Brasil e na Argentina”, ressaltou. O ministro lembrou que cerca de 90% das empresas que atuam no Brasil operam também na Argentina, mas destacou que é preciso trabalhar para reduzir “assimetrias” entre os dois países.
Para Débora Giorgi, o Brasil e a Argentina precisam desenvolver “sua plena competitividade” e não se conformar apenas com o que é produzido atualmente. A ministra argentina cobrou mais ambição dos dois países no que diz respeito ao comércio regional. “Estamos realizando um trabalho para qualificar a indústria de autopeças local e torná-la mais competitiva, incrementando o conteúdo nacional. E, no horizonte, estudamos maneiras de realizarmos uma convergência maior entre Brasil e Argentina”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil