São Paulo, 22 de junho de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/06/2010

Alunos da FEI projetam máquina de corte a jato de água


(27/06/2010) – Um projeto para máquina de corte a jato dchr38acute;água 60% mais barata, para o corte de chapas de aço e de produtos de alta performance, como os materiais usados no setor aeronáutico, foi eleito o melhor trabalho da 26ª Expo MecPlena – Exposição dos Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Mecânica, da FEI.

Batizado de H2O Cutting, o projeto foi desenvolvido por oito formandos do curso de Engenharia Mecânica . A máquina apresenta como vantagem a ausência de zona térmica afetada e alto nível de precisão no corte de diversos tipos de materiais, com espessuras de 1 a 32 mm, capaz de evitar falhas. Atualmente, o corte a jato dchr38acute;água é considerado uma das tecnologias mais avançadas do mercado, mas não tem produção nacional. “A máquina importada mais barata é vendida por R$ 300 mil, já o nosso projeto custa R$ 120 mil, por isso a nossa proposta vem preencher uma lacuna do mercado nacional, com baixo custo”, informa o estudante Rafael Tomilheiro.

Segundo ele, o equipamento é capaz de cortar quase todos os tipos de materiais, com eficiência, precisão e qualidade no acabamento. Além de Rafael Tomilheiro, a tecnologia foi desenvolvida por Gabriel dos Santos, Guilherme Viola, Leandro Abrantes, Leonardo Sant Anna, Thiago Loeb, Vinicius Guerra e Vitor de Almeida.

Outros seis projetos participaram da MecPlena. O 2º colocado foi o Gota Dchr38acute;água, estação de tratamento de esgoto de pequeno porte que possibilita utilizar a água de reuso para aplicações que não exigem água potável, como dar descarga, lavar o chão e regar plantas. Em 3º ficou o projeto Chaminé Solar, fonte de energia limpa que pode beneficiar o Nordeste brasileiro, região com potencial de radiação solar, em média, 20 megajoules por m², por dia.

Outros projetos apresentados: Kleps, relógio dchr38acute;água que utiliza a água como principal indicador das horas; Polvo (Projeto Observação Lazer Visite o Oceano, veículo subaquático para o turismo, com capacidade para 14 passageiros e 2 tripulantes para viagens de até uma hora de duração; CAFEI – projeto de uma máquina de café; ECOLINE, secadora de roupas para escala industrial que funciona com sistema para a retirada da umidade do ar antes do aquecimento. Com a tecnologia, é possível secar roupas em ambientes úmidos, sem aquecer muito o tecido e garantir a preservação da roupa. A economia de energia elétrica pode chegar a 40% se comparada com as secadoras convencionais, segundo os formandos.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.