São Paulo, 07 de maio de 2024

13/12/2008

Como evitar colisões em máquinas CNC – VIII

(*) Fernando A. Cassaniga
Achr38Ccedil;ÃO PREVENTIVA – Ao interromper o ciclo, deve-se de imediato afastar na distância máxima possível as partes (peça / dispositivos / ferramentas). A retomada deve ser feita em uma sentença especialmente escolhida, onde se possa dar continuidade à usinagem sem nenhum prejuízo ao processo.

Em comandos que fazem a busca da sentença escolhida para retomada “Com Cálculo”, seleciona-se a sentença onde há o posicionamento da ferramenta em frente ao último local onde houve a penetração da mesma no material usinado. Daí dá-se continuidade ao ciclo com os cuidados descritos adiante. Retomada na sentença “Com cálculo” é quando o comando “varre” o programa desde o início, até a sentença escolhida, memorizando e processando internamente tudo que foi perdido com o “reset”. Com isto, torna a memorizar tudo o que estava valendo como função modal, quando da interrupção, reiniciando o processamento do programa, nas mesmas condições anteriores à parada.

Quando o comando não tem características de tornar a memorizar as funções necessárias com a retomada “Com Cálculo”, deve-se escrever um programa que contenha sentenças que favoreçam a memorização.Em uma sentença escolhida para retomada, devem conter palavras que garantam que as funções modais utilizadas para cada ferramenta, possam ser novamente memorizadas nesta retomada de ciclo.

Depois do reposicionamento da sentença, uma “partida” é esperada e os principais cuidados são: 
a – Manter o override (potenciômetro) de avanço sempre fechado na posição zero, com isto nenhum movimento acontece de surpresa; 
b – Selecionada a sentença para retomada do ciclo em modo de trabalho automático, que dará continuidade ao processamento do programa, deve-se também selecionar a tecla “single block”. Com esta tecla “single block” ativada, após o acionamento da “Partida” (Start), é liberada a execução de apenas uma sentença do programa que após a conclusão da mesma, automaticamente é realizado um ciclo de parada (Stop). Somente executando a próxima sentença, com o acionamento de nova “Partida”, e assim sucessivamente, as sentenças vão sendo processadas uma a uma;
c – Com o override (potenciômetro) de avanço fechado na posição zero, nenhum movimento acontece. Com “single block” atuando, havendo uma “Partida” de execução do programa, se houver alguma sentença que contenha uma ação de deslocamento, os movimentos ficarão retidos e os valores a serem deslocados serão mostrados na tela de operação na indicação de “Deslocamento Restante”. 
Neste caso, são mostrados na tela os valores a serem deslocados nos respectivos eixos. Como os movimentos ficam retidos, a sentença ainda não foi concluída, e neste caso o operador poderá observar qual eixo vai se movimentar, quanto, e para onde vai ocorrer o deslocamento.

Deve o operador observar visualmente, caso não puder, deverá abrir a porta de trabalho, e verificar diretamente na área de usinagem, se vai ou não vai ocorrer colisão. Somente após a “certeza” de que a movimentação vai ocorrer de acordo como previsto, o override é cuidadosamente aberto até serem completados os deslocamentos dos eixos previstos na sentença. Nesta movimentação de eixos, os valores de “Deslocamento Restante” mostrados na tela vão reduzindo de acordo com a redução da distância entre a posição atual e a posição final programada. Assim se aproximando até atingir a posição final, quando são zerados todos os eixos. Por estar em “single block”, novo “Stop” é realizado. O override deve ser novamente fechado na posição zero, e com nova “Partida” tudo se repete, sentença por sentença, com os mesmos cuidados. Somente depois de observado que a seqüência conhecida do programa já foi atingida de forma segura é que o programa é liberado do modo “single block” e o override aberto a 100%.Em caso de dúvida, interromper e reavaliar a situação.

DICAS ESPECIAIS – Em nenhum momento a “Partida” deve ser acionada com o “override” fora da posição “zero” ; Em nenhum momento o “override” deve ser aberto para movimentação de eixo, sem que se tenha observado para onde vai ocorrer o deslocamento, e se poderá ocorrer alguma colisão; Somente abrir o “override” com a certeza que tudo está sob controle;Um ciclo automático contínuo somente deverá ser liberado depois que a sentença escolhida para retomada, assim como algumas posteriores, já foi processada de forma normalmente conhecida, e que tudo esteja “correto”. 

 Leia a seqüência desta artigo clicando no link abaixo:
 Como evitar colisões em máquinas CNC – Parte IX 

(*) Fernando A. Cassaniga é instrutor de treinamento da Heller e autor dos livros: “Fácil Programação do Controle Numérico” e “Fácil Programação do Controle Numérico Fanuc”. Site: www.cnctecnologia.com.br e-mail: cnctecnologia@terra.com.br

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.