(02/05/2010) – A Audi apresentou na semana aos alunos do Senai de São Paulo uma das principais tecnologias da nova geração de seus veículos – a carroceria Audi Space Frame (ASF). Devido ao desenvolvimento deste sistema, a empresa assumiu o papel de liderança no setor.
“A Audi está à busca constante por novas tecnologias e por uma eficiência cada vez maior. Isso fez da marca a pioneira na utilização de alumínio em suas carrocerias, o que deixa seus veículos mais leves”, informou Alberto Puga, gerente de Assistência Técnica da marca. “Por meio dessa inovação, conseguimos reduzir o peso do automóvel e fazer com que este consuma menos combustível, sem perder desempenho”.
O sistema de construção ASF foi desenvolvido pelo fabricante no início dos anos oitenta. Ele consiste em uma estrutura de estampados, perfis extrudados e componentes fundidos unidos. Para a finalização do processo, pelo menos 16 técnicas de união são aplicadas durante a fabricação da carroceria: entre união mecânica, que inclui rebites, recalque e parafusos flow-drill, união térmica (solda MIG, MAG, laser, solda a ponto por resistência e solda de pinos), e técnica de união por adesivagem ou colagem.
Graças a essa tecnologia, a carroceria do Audi R8 5.2 FSI V10 pesa apenas 210 kg, apesar dos reforços nas soleiras, túnel central, traseira, piso e colunas A e B. Além dele, os modelos Audi TT, Audi A2 e o novo A8 também possuem o sistema ASF.