(11/04/2010) – A ALL – América Latina Logística e Usiminas desenvolveram, em parceria, projeto logístico inédito para transportar até 95 mil toneladas de bobinas de aço por mês, em fluxos diferentes que compreendem os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para viabilizar a operação, até o final de 2011 as duas empresas investirão em conjunto R$ 235 milhões em material rodante – 41 novas locomotivas e 1.107 vagões plataforma reformados – infraestrutura de carga e descarga, nos terminais de Porto Alegre (RS), Tatuí (SP) e Araucária (PR), e via permanente, com a construção de linha ferroviária entre Pátio Leste e Pátio de Piaçaguera, na unidade da Usiminas em Cubatão.
Dividido em quatro fases, o projeto compreende operações de escoamento da unidade em Cubatão (SP) para Porto Alegre (RS) e Araucária (PR), em transporte 100% ferroviário para os CDs (Centros de Distribuição) da Usiminas, e operação intermodal de outbound da fábrica em Ipatinga (MG) a Porto Alegre (RS), passando pelo Terminal da ALL em Tatuí.
chr38ldquo;A operação é um projeto logístico completo, contemplando transporte, armazenagem e entrega ao cliente final da Usiminas. Isso transforma toda a logística, pois o estoque da Usiminas passa a avançar pra um raio de menos 100 km do cliente final, o que traz uma melhoria significativa na logística de escoamento da Usiminas”, afirma Sergio Nahuz, Diretor de Industrializados da ALL.
chr38ldquo;Este será o maior investimento em parceria da ALL no segmento de industrializados. São 41 locomotivas e mais de 1 mil vagões, além de todos os recursos aplicados na infraestrutura de carga e descarga”, completa Nahuz.
Junto com este projeto, as empresas vão firmar um acordo de fornecimento de vagões novos pela Usiminas Mecânica (Usimec) para expansões da ALL nos próximos anos. A operadora passa a ser um fornecedor de logística estratégico para a Usiminas e a Usimec, um fornecedor estratégico de vagões novos para a ALL.