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São Paulo, 27 de julho de 2025

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04/04/2010

Mercedes-Benz vai produzir caminhões em Juiz de Fora

(04/04/2010) – Após um período de indefinições, a direção mundial da Mercedes-Benz comunicou ao governo mineiro, na semana passada, que irá utilizar as instalações da planta de Juiz de Fora para a produção de veículos comerciais: caminhões, ônibus e vans. A fábrica de São Bernardo do Campo continuará a ser o centro do sistema de produção de veículos comerciais da marca no Brasil.

Segundo a Mercedes-Benz do Brasil, esse novo aumento de sua capacidade de produção de veículos comerciais – já que no início de março anunciou a ampliação da capacidade produtiva da fábrica do ABC – se deve à expectativa de crescimento de vendas no mercado latino-americano, especialmente no Brasil, em 2010 e nos próximos anos.

“A decisão de integrar a planta de Juiz de Fora ao sistema de produção de veículos comerciais Mercedes-Benz confirma a importância estratégica da planta para os negócios da empresa. Essa medida reafirma uma clara perspectiva de futuro aos colaboradores da planta, profissionais altamente capacitados”, disse Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa expansão é a melhor solução para ampliar o nosso sistema de produção de veículos comerciais no Brasil”.

Segundo o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a decisão agora anunciada é resultado de longa negociação com a direção mundial do grupo Daimler. De acordo com notícia publicada no site do Governo de Minas Gerais, o governador teria dito que “tivemos conversas muito duras (com a Daimler), quando chegamos a dar prazo para que a Mercedes tomasse uma decisão, senão tomaríamos providências na área administrativa para encontrar outro destino para essa planta”.

A Mercedes-Benz recebeu incentivos fiscais para se instalar em Juiz de fora, em 1999, quando iniciou a operação de montagem do Classe A. No ano passado, a fábrica, que hoje monta o modelo CLC Coupé, operou com cerca de 80% de ociosidade. “Nós queremos geração de emprego e renda”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG, Sérgio Barroso, ao jornal “O Estado de Minas”. Embora nunca tenha atingido suas metas de produção – tem capacidade para montar 77 mil veículos/ano – a montadora é a maior arrecadadora de ICMS, tem o maior número de empregados (1,2 mil) e é a maior exportadora da Zona da Mata mineira.

AMPLIAchr38Ccedil;ÃO – No início de março, a empresa anunciou investimento de R$ 1,2 bilhão para a fábrica de São Bernardo, para aumentar sua capacidade de produção de caminhões e ônibus para 75 mil unidades por ano, até 2012. “Graças a esse expressivo investimento, o limite da capacidade de produção na planta de São Bernardo do Campo será alcançado e precisaremos de uma capacidade adicional para atender às futuras demandas”, justificou Jürgen Ziegler.

Segundo o executivo, com essa medida, a rede de fornecedores de Minas Gerais também será aumentada. “Nós acreditamos que a expansão de nossas operações e o impacto positivo sobre os fornecedores também contribuirão para geração de empregos e investimentos na cadeia produtiva”, acrescentou.

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