São Paulo, 19 de maio de 2024

13/12/2008

Como evitar colisões em máquinas CNC – VII

(*) Fernando A. Cassaniga

PERIGO 3 – Retomada de Ciclo

Quando um programa está sendo processado, diversas funções de atuação modal vão sendo memorizadas.

As características de atuação de uma função modal, depois de memorizadas , passam a valer para a sentença programada e nas sentenças posteriores, até que outra função do mesmo grupo seja processada e se sobreponha a anterior.

Existem funções modais que são chamadas de funções modais básicas, ou seja, quando a máquina é ligada, ou a mesma está em estado de “reset” (interrupção), voltam a valer de forma modal, sem que sejam programadas.

Quando um programa está sendo processado em operação no modo automático, com o processamento de uma seqüência de sentenças diversas, funções modais importantes para o desenvolvimento da usinagem são memorizadas.

Diversas razões podem provocar a interrupção do processamento do programa, como parada de energia elétrica, supervisão de ferramentas (quebra, desgaste, vida útil), correção do programa, com ação da tecla “reset” etc. Com isto voltam a valer as funções básicas.

Se a retomada do ciclo acontecer sem critério na seleção correta da linha de programa que seja apropriada para uma retomada segura, e um “ciclo start” (partida do processamento) for acionado, o processamento pode partir da sentença em que parou, desprezando as modais anteriores que necessitariam estar atuando. Neste momento, deveriam estar atuando diversas funções que não mais estão, por exemplo: ponto de origem das coordenadas, compensação da ferramenta (comprimento / raio), plano de trabalho, entre outras.

Por exemplo, com o sistema de origem de coordenadas errado, haverá colisão no deslocamento; ou se a ferramenta não estiver com o comprimento compensado, o deslocamento de penetração não é mais referência pela ponta da ferramenta e sim pelo nariz da árvore em ferramentas rotativas, ou na face da torre, em ferramentas estáticas. Então, estes locais serão movimentados para posicionamento na coordenada de penetração programada, colidindo a ponta da ferramenta no dispositivo ou na peça.

Existem inúmeras situações que expõem ao risco de colisão na retomada de ciclo automático. Portanto, é muito importante ter-se cuidado neste momento de risco. 

(*) Fernando A. Cassaniga é instrutor de treinamento da Heller e autor dos livros: “Fácil Programação do Controle Numérico” e “Fácil Programação do Controle Numérico Fanuc”. Site: www.cnctecnologia.com.br; e-mail: cnctecnologia@terra.com.br

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.