São Paulo, 03 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/08/2007

Durmet: aumenta a demanda por insertos especiais

(25/08/2007) – Uma das poucas empresas que sinterizam metal duro no Brasil, a Durmet, de Curitiba (PR), está concluindo a instalação de um forno de menor porte. Ao mesmo tempo, está investindo na compra de retíficas e planeja para o próximo ano ampliar a capacidade em eletroerosão.

Paulo Eugênio M. Pegorini, gerente Nacional de Vendas, explica que esses investimentos se fazem necessários para atender ao aumento da procura por insertos especiais, principal produto da empresa paranaense. “Como sentimos que o mercado está passando a solicitar atendimento mais rápido, estamos instalando um forno de menor porte, para diminuir o prazo de entrega”, informa.

Na opinião de Pegorini, o mercado de ferramentas apresenta forte tendência de crescimento, principalmente na área de ferramentas especiais. “Cada vez mais se busca soluções orientadas para a necessidade específica de cada cliente”, analisa. Fazendo uma analogia, o gerente considera que os fabricantes de ferramentas tendem a ficar mais parecidos com “as farmácias de manipulação do que com as grandes drogarias”.

A empresa que conta com 26 empregados e ocupa as antigas instalações da Valenite, em Curitiba, deve crescer cerca de 15% em 2007. O crescimento poderia até ser maior caso a venda de blanks de metal duro estivesse acompanhando o ritmo dos insertos especiais. “O dólar no nível em que está favorece a importação”, lamenta.

Por outro lado, o crescimento nos insertos especiais se deve, entre outros fatores, à maior preocupação das empresas com os tempos de processo. “As empresas estão muito atentas ao tempo de processo das peças e os insertos especiais aumentam a produtividade das máquinas, substituindo dois ou três insertos, ou reduzindo o número de operações”, diz. Para o gerente, esse é um grande atrativo, na medida em que permite o aumento da capacidade de produção sem a necessidade de investir em novas máquinas.

O gerente exemplifica com “cases” de sucesso de clientes da Durmet. Um fabricante de motopeças, por exemplo, substituiu três insertos por um único inserto perfilado na usinagem de uma peça. “O tempo de produção da peça caiu de 1,10 minuto para 37 segundos. Num outro caso, um fabricante de autopeças de Joinville conseguiu diminuir em 13% o tempo de produção de uma peça, reduzindo o custo total daquela usinagem em 25%”, informa.

Pegorini lembra que nem sempre o inserto especial entra na produção para substituir algum outro inserto. Às vezes, se faz necessário devido à própria característica do produto ou peça que será usinada.

A Durmet atende o mercado nacional de duas maneiras: a partir dos projetos ou amostras encaminhadas por clientes, incluindo indicação de classe ou cobertura; ou a partir do desenho do produto ou peça, sobre o qual a engenharia da Durmet desenvolve a solução de usinagem. O atendimento aos clientes é realizado por representantes ou, conforme a região e porte da empresa, diretamente pelo departamento de vendas. Em geral, os clientes solicitam à Durmet lotes pequenos, entre 10 e 100 peças. A partir de 100 peças, o preço dos insertos tende a diminuir.

Fundada em 1993 – a partir da compra das instalações da Valenite, em Curitiba – a Durmet desde o início de suas atividades atua em todas as fases de fabricação do metal duro. Todas as classes que oferece ao mercado foram desenvolvidas pela engenharia interna. A linha de produtos é formada por blanks especiais, insertos para aços e outros materiais e também insertos para madeira.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.