São Paulo, 20 de junho de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

06/09/2009

Brasil precisa produzir 5 milhões de veículos por ano

(06/09/2009) – A indústria automobilística brasileira precisa de um mercado interno forte e produzir pelo menos cinco milhões de veículos por ano para ganhar competitividade. O alerta é do presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini, que apresentou a palestra de abertura do Simpósio Tendências e Inovação, promovido pela SAE Brasil dia 31 de agosto, em São Paulo.

O dirigente afirmou que há muitos desafios importantes para o setor, como o estímulo à formação de engenheiros, a criação de pólos de pesquisa e desenvolvimento, a utilização de energias renováveis e o desenvolvimento de carros mais eficientes. Belini revelou que no ano passado 43 mil engenheiros saíram das universidades brasileiras, contra 430 mil da Índia e 440 mil da Rússia.

chr38ldquo;O Brasil caminha para ser o segundo maior mercado entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), mas ainda faltam política industrial integrada e investimentos em inovação. As oportunidades de crescimento são boas, já que o Brasil tem um veículo para pouco mais de sete habitantes. Para chegar à mesma situação da Europa, por exemplo, precisamos elevar a nossa frota em 75 milhões de veículoschr38quot;, destacou.

Marcos de Oliveira, presidente da Ford para o Mercosul, acredita que a produção de 5 milhões de veículos será viável em 10 anos. chr38ldquo;Vários fatores poderão colaborar, como queda na taxa de juros, melhora do poder aquisitivo e acesso ao créditochr38rdquo;, ressaltou.

Jackson Schneider, presidente da Anfavea, reiterou que o excesso de capacidade produtiva mundial, da ordem de 21 milhões de unidades, tem despertado interesse crescente pelo mercado brasileiro, onde há demanda reprimida. Enquanto as importações crescem, as exportações despencam. Este ano o Brasil deve vender no Exterior apenas 400 mil veículos, contra 735 mil em 2008. Para o executivo, o desafio de elevar a competitividade do setor exige melhor estrutura tributária, infraestrutura logística, eficiência administrativa e acordos comerciais.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.