(16/08/2009) – A Embraer deu início, no final de julho, à construção da unidade industrial na cidade de Évora, em Portugal. A nova instalação de 15 mil m² está prevista para ser concluída até o fim de 2011, produzirá estruturas complexas de aeronaves e componentes em compósitos. O investimento total estimado é de € 48 milhões.
A fábrica contará com processos de produção de última geração e seguirá os conceitos de manufatura enxuta (lean manufacturing). No intuito de manter e desenvolver ainda mais as competências dos seus centros de excelência, a Embraer tem mantido contato com organizações locais, incluindo potenciais fornecedores, centros de pesquisa e universidades.
“O início das obras de construção da nova unidade representa um marco para a Embraer na expansão da sua presença global”, afirmou Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer. “Este é um passo estratégico para a melhoria da produtividade e competitividade da nossa empresa. Estamos honrados e orgulhosos por reforçar nosso relacionamento com Portugal e, mais amplamente, com a Europa, um dos nossos maiores e mais importantes mercados.”
“Temos o orgulho de celebrar hoje este marco para Portugal, que representa mais um passo na consolidação do cluster aeronáutico nacional”, disse José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal. “A expansão da Embraer no nosso país representará um importante impulso para o desenvolvimento econômico de Évora e da região, demonstrando a competência da nossa mão-de-obra e a capacidade do nosso país em participar numa indústria tão seletiva e exigente.”
Évora, capital da região do Alentejo (130 km ao sul de Lisboa), incentivou o desenvolvimento do setor aeroespacial, criando um novo Parque da Indústria Aeronáutica com 877 mil m² de área, localizado próximo ao aeroporto municipal. A Embraer será a primeira empresa a investir no empreendimento.