(05/07/2009) – Na semana passada foi anunciada a conclusão das negociações entre o grupo mexicano Mabe e a alemã BSH Continental para a compra dos negócios de eletrodomésticos das marcas Bosch e Continental no Brasil. Segundo a imprensa, a venda vinha sendo negociada desde o ano passado, quando a alemã BSH decidiu se desfazer das operações no Brasil. A crise e a consequente queda nas exportações foram apontadas como principais causas.
Segundo a Mabe, a aquisição das marcas Bosch e Continental eleva sua participação no mercado nacional de 16% para 25%, passando a ocupar o segundo posto no mercado brasileiro de eletrodomésticos, superada apenas pela Whirlpool (Consul e Brastemp), que detém 36,5%. Essas informações são contestadas pela sueca Electrolux, que afirma ter 30% do mercado.
Agora, a Mabe passa a contar com quatro fábricas de eletrodomésticos no Brasil: duas em Hortolândia, uma em Itu e outra em Campinas, todas no Estado de São Paulo. Maior fabricante de eletrodomésticos da América latina, o grupo Mabe foi fundado em 1946. Com 18 fábricas espalhadas por todo o continente, faturou US$ 4,5 bilhões em 2007. Em 2008, no mercado brasileiro, registrou faturamento de cerca de R$ 1,4 bilhão.