São Paulo, 16 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

28/06/2009

Vale e parceiros investirão US$ bi em usina no Ceará

(28/06/2009) – A Vale, a coreana Dongkuk e a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém assinaram memorando de entendimento com o governo do Ceará e com o município de São Gonçalo do Amarante para a instalação do projeto de usina siderúrgica integrada no Estado. A usina terá capacidade para produzir, na primeira fase, de 3 a 6 milhões de toneladas/ano de placas de aço para exportação. O projeto prevê investimentos totais da ordem de US$ 4 bilhões na primeira fase e deverá criar mais de 15 mil empregos diretos durante as obras e mais de 4 mil empregos diretos na primeira fase de operação.

De acordo com o memorando, a usina deverá ser instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em uma área de aproximadamente 1.000 hectares. Além de produtos siderúrgicos, a CSP também produzirá energia elétrica que será em parte disponibilizada ao mercado nacional.

No momento, a Vale está envolvida em outros projetos siderúrgicos no Brasil. Com a ThyssenKrupp, participa da CSA, atualmente em construção em Santa Cruz (RJ), que terá capacidade de produção anual de 5 milhões de toneladas métricas de placas de aço. O projeto engloba ainda porto, coqueria e térmica. O início das operações da planta está previsto para final 2009/início 2010. A Vale tem uma participação minoritária na joint venture.

Outro projeto é a Aços Laminados do Pará, anunciado em agosto de 2008, para a instalação de siderúrgica em Marabá, com capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas métricas de aço. Há a expectativa de geração de 16.000 novos empregos na fase de implantação do projeto e 3.500 empregos diretos na fase de operação. A Vale também desenvolve estudos de viabilidade e ambientais para a implantação de um projeto siderúrgico no Espírito Santo. Os parceiros serão definidos após a conclusão desses estudos.

No exterior, a empresa detém ainda participação de 50% na relaminadora de placas norte-americana California Steel Industries (CSI), empresa siderúrgica produtora de aços planos com sede na Califórnia, nos Estados Unidos. Os outros 50% pertencem à JFE Steel.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.