(21/06/2009) – Conhecida por sua linha de produtos com design arrojado, a iHouse está inovando na fabricação de um de seus produtos mais famosos, a banheira Smarthydro. A empresa investiu R$ 3 milhões para desenvolver o molde da banheira que, em breve, passara a ser produzida pelo processo de injeção. O molde, que já está pronto, pesa 34 toneladas, e permitirá a fabricação em série.
Segundo a empresa, o novo processo garantirá maior qualidade, padronização e produção em escala, além de conceder à Smarthydro o título de primeira banheira injetada do mundo. De acordo com Leonardo Senna, sócio e fundador da iHouse, no modo artesanal, a capacidade de produção é de uma banheira por dia. Com a fabricação industrial, serão produzidas 250 unidades a cada três dias. “Uma única injeção atenderá a nossa demanda inicial, provocando um reflexo também no custo do produto, que deverá sofrer uma redução”, explica.
Após a produção das peças injetadas, a banheira entra em processo de montagem que, como explica o empresário, pode ser comparada à linha de montagem de um carro. “Inclusive, a Smarthydro terá um chassi”, comenta.
Para desenvolver o molde da Smarthydro, a iHouse contou com o know-how das empresas gaúchas Victum e NTC Moldes e Plásticos, que trabalharam em conjunto com os profissionais da iHouse durante 18 meses no desenvolvimento dos projetos CAD/CAM, das ferramentas de injeção e de novos componentes internos. O molde da Smarthydro pesa 34 toneladas e serão injetados cerca de 14 kg de plástico por unidade.
O projeto da Smarthydro injetada foi realizado em duas fases. Na primeira, a banheira foi desenhada em 3D com detalhamento de todas as peças no programa CAD. Na segunda fase, foi utilizado o programa CAM. A Victum, que fez o projeto da nova Smarthydro, utilizou os softwares de CAE e CAD SolidWorks e SolidWorks Simulation e o Machine Strategist, de CAM. Já a NTC, que fez o projeto do molde e o fabricou, utilizou o CAD Top Solid, o CAM Machine Strategist e o CAE Cad mould 3DF.