(07/06/2009) – O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, se reuniu com representantes do setor acadêmico, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e empresas eletroquímicas brasileiras com o objetivo de viabilizar a produção de baterias que sejam competitivas para a fabricação de carros elétricos no País.
Segundo o ministro, a reunião é uma tentativa de dar uma escala maior ao programa de desenvolvimento de carros elétricos no Brasil. “O Brasil ocupa posição ímpar no mundo em termos de tração veicular, porque tem biocombustíveis na sua matriz energética. Isso não quer dizer que não vamos perseguir novas tecnologias”, disse.
Segundo Rezende, o governo quer montar uma rede para trabalhar no programa do veículo elétrico. O desafio, segundo ele, é fazer uma bateria adequada para os veículos. “Estamos mobilizando pesquisadores, empresas de baterias, empresas de veículos, para desenvolver o projeto de um carro nacional”, afirmou.
De acordo com Rezende, o veículo elétrico, atualmente, ainda não é competitivo em nenhum lugar do mundo, mesmo nos países industrializados. Ele acredita, entretanto, que a partir do desenvolvimento das baterias, o carro elétrico será competitivo no Brasil. “O importante é nós não ficarmos atrás”, disse.
(Fonte: Agência Brasil)