(31/05/2009) – Cerca de mil funcionários da produção da planta da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo entraram em licença remunerada na última quinta-feira. A previsão é que retornem ao trabalho apenas em 1º de julho. A unidade do ABC conta com 12 mil trabalhadores entre horistas e mensalistas.
Fontes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informaram à imprensa que não há qualquer previsão de demissões na Mercedes-Benz, e que a licença-remunerada é um dos vários mecanismos de preservação do emprego. A informação é que a medida se deve à queda nas exportações.
No primeiro quadrimestre de 2009, as exportações brasileiras de caminhões caíram 65,8% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto às de ônibus, no mesmo período, sofreram queda de 40,9%.
Na semana passada, a empresa também anunciou que pretende paralisar a fábrica de Juiz de Fora (MG) de 8 a 14 de junho. Segundo a montadora, o objetivo é o de reduzir os estoques de produção do modelo esportivo CLC, fabricado exclusivamente na unidade mineira.