(10/05/2009) – A Usiminas Mecânica, produtora de bens de capital do grupo Usiminas, anuncia sua entrada no segmento de fundição e forjaria. Para tanto, irá investir R$ 55 milhões – R$ 20 milhões ainda este ano, que irá assumir unidades de fundição e forjaria, antes ligadas à Usiminas, localizadas em Ipatinga (MG). chr38ldquo;A mudança se deve principalmente ao foco do negócio, mais alinhado às atividades da Usiminas Mecânicachr38rdquo;, informa comunicado da Usiminas.
Os investimentos se destinam à modernização e ampliação da capacidade de produção de peças fundidas. Segundo o superintendente da nova área, Jairo Andrade Cruz Júnior, a Usiminas Mecânica terá uma das mais modernas e eficientes linhas de moldagem mecanizada do mercado. “Isso nos permitirá produzir peças em grandes séries, com acabamento de melhor qualidade e preços mais competitivos, principalmente para aplicação na nossa própria fabricação de vagões”, explica.
Além da linha mecanizada e novos fornos de fusão, também está previsto pela empresa o investimento em um recuperador de areia para a linha de peças fundidas de grande porte. Atualmente, quase toda a areia utilizada no processo de moldagem é descartada em uma área específica. Com este novo equipamento, haverá a recuperação de até 95% da areia utilizada no processo, proporcionando à Usiminas Mecânica redução significativa nos custos de produção, além de proporcionar ganhos ambientais. A expectativa é iniciar as obras até julho deste ano, de tal forma a permitir o início de operação da nova linha de moldagem até o final de 2010.