(03/05/2009) – Maior fabricante de automóveis da China, a Chery convidou jornalistas brasileiros no mês passado para visitar a exposição Auto Shangai 2009. Na ocasião, além de apresentar os quatro modelos que passa a comercializar no Brasil no segundo semestre, a montadora informou que pretende investir na instalação de uma fábrica no País. A empresa já conta com uma unidade no Uruguai, que monta alguns modelos em CKD.
Segundo disse Yin Tongyao, presidente mundial da montadora, a jornalistas do Estado de São Paulo e da Gazeta Mercantil, a Chery planeja instalar linha de montagem no Brasil até 2012 com capacidade para 150 mil unidades/ano. No projeto devem ser investidos US$ 700 milhões. Luis Curi, presidente da Chery no Brasil, informou que o plano é o de fazer do Brasil sua base de exportação para a América Latina.
“Antes de montar uma fábrica no Brasil, temos que desenvolver a tecnologia flex fuel, que ainda não dominamos. Mas o nosso centro de desenvolvimento já está trabalhando neste projeto”, disse o presidente. Está previsto para próximo ano o lançamento no mercado brasileiro de pelo menos um modelo da Chery com a tecnologia bicombustível.