(03/05/2009) – Desde a década de 50, muitas fábricas utilizam o Sistema Kanban, que controla a produção dos produtos, as quantidades e o tempo, em todo o processo de uma fábrica. Para explicar o funcionamento deste sistema, o Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceira com o Grupo de Pesquisa em Planejamento e Controle da Produção, desenvolveu um vídeo didático.
O Planejamento e Controle da Produção tem papel fundamental na garantia da criação de produtos e serviços, uma vez que tem como principal objetivo gerenciar as atividades produtivas de forma a satisfazer a demanda dos consumidores. O Kanban é um subsistema do Sistema Toyota de Produção – surgido na década de 1950, que representou mudanças na gestão da produção e na forma de organização do trabalho – usado para controlar os estoques em processo, a produção e o suprimento de componentes.
O vídeo produzido na UFSCar expõe uma filmagem realizada no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos do DEP, apresentando uma simulação da fabricação de réguas “T” controlada pelo Sistema Kanban. No laboratório, a fábrica foi criada para auxiliar o ensino e aprendizagem das disciplinas de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia de Produção da UFSCar.
O vídeo “Sistema Kanban” tem seu conteúdo dividido em três partes. Na introdução, são apresentados o Sistema Kanban, o Laboratório de Desenvolvimento de Produtos do DEP, as máquinas utilizadas e os cartões e respectivos quadros empregados na simulação. Na segunda parte são tratadas as vantagens e regras, mostrando quais são os benefícios esperados com a implantação do Sistema Kanban em um sistema produtivo e as principais limitações de sua utilização. Por fim, é relatado o funcionamento do sistema com um detalhamento da dinâmica do fluxo de materiais e cartões do Sistema Kanban de duplo cartão. O DVD pode ser adquirido pelo site da Editora da UFSCar, em www.editora.ufscar.br.