(29/03/2009) – Em março, as vendas da Volvo e da Scania tiveram desempenho superior ao acumulado nos meses de janeiro e fevereiro – quando as vendas registraram queda de 20%. Cada uma das empresas deve fechar o mês com vendas em torno de 1 mil caminhões.
Segundo informações publicadas pela Gazeta Mercantil, alguns fatores contribuíram para esse desempenho: o provável fim da isenção do IPI, que vigora oficialmente até o último dia de março; a chegada da safra agrícola, que naturalmente puxa as vendas de caminhões, a redução de preços dos veículos novos e a antecipação de compras que estão sendo feitas por frotistas para aproveitar o desconto de IPI.
De acordo com as empresas, nada garante que o bom desempenho verificado em março terá continuidade a partir de abril.
Por outro lado, as exportações continuam em baixa. No primeiro bimestre, a queda foi de 63%. “Quando há um desaquecimento nos mercados de países desenvolvidos, antes atendidos pelo Brasil, até por racionalização logística, eles passam a ser supridos pelas fábricas da empresa na Suécia, Holanda e França”, disse um analista ouvido pela Gazeta Mercantil.