Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 28 de maio de 2025

Apoio:

Anúncio

22/03/2009

WEG anuncia o fechamento da fábrica de Guarulhos (SP)

(22/03/2009) – A WEG vai reestruturar a sua área de motores elétricos para eletrodomésticos. Com isso, a unidade de Guarulhos (SP) – uma das 3 fábricas de motores para eletrodomésticos operadas pela WEG no Brasil – será fechada. Os 370 funcionários de Guarulhos já estavam de licença remunerada.

A empresa aponta como um dos motivos do fechamento a forte retração da demanda por motores para ar condicionado, que eram fabricados em Guarulhos. Segundo a WEG, isso passou a ocorrer devido a alteração ocorrida na política industrial de referência da Zona Franca de Manaus. “Até o primeiro semestre de 2007, a política industrial era orientada para o adensamento das cadeias produtivas nacionais, incentivando a utilização de componentes produzidos nacionalmente. Com a alteração introduzida por portaria interministerial, passou-se a admitir a atividade industrial baseada em CKD (kits desmontados), que permite a importação com incentivos fiscais de componentes estrangeiros, dispensando a utilização dos mesmos produtos fabricados no Brasil. Apesar do caráter inicialmente temporário das alterações, estas têm sido renovadas”, diz o comunicado da empresa.

“O encerramento das atividades em Guarulhos é uma decisão difícil, mas necessária no contexto atual”, afirmou o diretor-presidente da WEG, Harry Schmelzer Jr. Segundo Schmelzer, “embora o crescimento das receitas neste primeiro trimestre esteja ainda próximo de nossa expectativa inicial, principalmente pelo desempenho dos projetos já em andamento de grandes máquinas elétricas para o setor de energia, a visibilidade das condições de mercado para os próximos trimestres não melhorou em relação ao final de 2008. Desta forma, estamos adotando medidas para enfrentar em melhores condições este cenário econômico”.

As ações incluem a reavaliação de atividades nas áreas produtivas e administrativas, com foco no controle de custos e despesas, a suspensão temporária de novas contratações e possíveis negociações para adoção de medidas alternativas para enfrentar redução de produção em áreas que forem mais afetadas pela queda de mercado.

Fundada em 1961, a WEG atua principalmente no setor de bens de capital e é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletro-eletrônicos, produzindo motores elétricos, geradores, transformadores e componentes eletrônicos e eletromecânicos de proteção, comando e controle. No País, o grupo tem sua sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul (SC).

Suas demais fábricas estão espalhadas por Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (Blumenau, Guaramirim e Joaçaba), São Paulo (São Bernardo do Campo e Hortolândia) e Amazonas (Manaus). No exterior, a WEG possui unidades fabris na Argentina, México, Portugal e China e instalações de distribuição e comercialização nos EUA, Venezuela, Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Japão, Cingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: