(22/03/2009) – O grupo alemão MAN anunciou na semana passada a conclusão do processo de compra da Volkswagen Caminhões e Ônibus. As operações de veículos comerciais da MAN na América Latina serão integradas numa nova companhia chamada MAN Latin America, cujo presidente será o brasileiro Roberto Cortes – que era o presidente Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil.
A aquisição ocorreu no início de 2009 e envolveu a quantia de 1,175 bilhão de euros. O presidente mundial do grupo, Hakan Samuelsson, disse na semana passada à imprensa brasileira que serão mantidos os investimentos de investimentos de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, assim como a empresa planeja produzir os caminhões super-extrapesados da marca MAN.
“A finalização dessa compra marca um novo capítulo na história de nosso grupo”, disse Samuelsson. “Esta é nossa plataforma para crescimento na América Latina, envolvendo ambas as marcas de veículos comerciais do grupo. Juntos, o estado da arte em tecnologia da MAN e a expertise em mercados emergentes da Volkswagen Caminhões e Ônibus farão a diferença para nossos clientes. Somos agora os líderes do mercado brasileiro de caminhões, o que confirma nossa estratégia de comercialização nos países do BRIC”.
“Agora somos oficialmente parte de uma empresa com mais de 250 anos, na qual Rudolf Diesel desenvolveu o primeiro motor a diesel. É outro marco para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, criada há 28 anos e que se tornou a líder brasileira em vendas de caminhões por seis anos consecutivos”, disse Cortes.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus produz veículos em Resende (RJ) desde 1996. A empresa é ainda a maior fabricante local de caminhões, vendidos em sua maioria na América Latina e na África. Cerca de 56 mil caminhões e ônibus foram comercializados em 2008.