(15/03/2009) – A alemã Krauss Aviation Technologies, empresa especializada em manutenção de trens de pouso, estuda a possibilidade de instalar uma unidade em São Carlos (a 230 km de São Paulo). Na semana passada, o empresário Peter Krauss, na companhia do vice-presidente da TAM, Rui Amparo, esteve reunido com o prefeito Oswaldo Barba.
A empresa alemã deve se reunir a outras 20 empresas voltadas à manutenção de aeronaves que irão compor o polo tecnológico aeronáutico de São Carlos. O polo funcionará em um condomínio de 4,6 milhões de m² dentro da área da TAM, que mantém na cidade um centro de manutenção de aviões, atendendo companhias do mundo inteiro.
No encontro, Amparo informou que a norte-americana Goodrich Corporation, fornecedora mundial de sistemas e serviços para os setores aeroespacial, de segurança nacional e de defesa, também pretende se instalar no condomínio. Será a primeira unidade da Goodrich na América Latina e será voltada à prestação de serviços de manutenção de reversores para a TAM e outras companhias aéreas.
AMPLIAchr38Ccedil;ÃO DO CENTRO DA TAM – O vice-presidente da TAM também manifestou interesse em ampliar o Centro de Manutenção da empresa para que aeronaves de grande porte passem por avaliações em São Carlos. Com a ampliação, serão gerados mais 400 empregos diretos, que se somarão aos atuais mil empregos diretos e 200 indiretos. Para tanto, solicitou ao prefeito gestões junto aos governos estadual e federal. “Vamos nos empenhar para que a TAM amplie seus negócios em São Carlos”, disse o prefeito.
A região está se transformando num pólo do setor aeronáutico. Próximo de São Carlos, em Gavião Peixoto, a Embraer mantém unidade em área de 17 km², voltada para atividades industriais das aeronaves de Defesa e Aviação Corporativa, que inclui ainda uma pista de testes com 5 km de extensão, a mais longa da América do Sul.