(15/03/2009) – A Sandvik Materials Technology, empresa do grupo Sandvik, está lançando no mercado brasileiro a tecnologia Powdermet, que permite a produção de peças e equipamentos através da metalurgia do pó em materiais especiais.
Conforme a empresa, o processo conta com etapas. A primeira é a produção do pó metálico, por atomização. A segunda é a moldagem de cápsulas metálicas com a forma da peça. Na terceira etapa o pó metálico é colocado na cápsula e submetido a um processo de compressão a alta temperatura (HIP), fazendo com que a peça formada seja completamente densa, sem porosidades, e na forma exata desejada pelo cliente.
Entre as vantagens do processo, a SMT destaca a microestrutura refinada e homogênea, que gera um material com propriedades mecânicas excelentes e iguais em todas as direções. Por ter refino de grãos, estes materiais são imunes ao HISC – fenômeno de corrosão e fragilização usual em equipamentos com proteção catódica em aplicações submarinas.
Segundo Alan Souza, engenheiro de aplicação da Sandvik Materials Technology, ao final do processo de fabricação, o produto fica perfeito e pronto para ser entregue ao cliente. “Antes, para uma produção como essa, era necessário transformar um bloco forjado através de usinagem para chegar à peça, o que demandava muito tempo e desperdício de material”, explica.
Agora, segundo Souza, é possível total flexibilidade de design nos projetos de peças, pois a tecnologia parte unicamente de pó. “Libertamos a criatividade dos nossos clientes para projetar exatamente o que desejam e precisam, evitando a dependência de processos tradicionais de produção”, observa.
De acordo com o engenheiro, a tecnologia Powdermet oferece vantagens técnicas e comerciais na fabricação de componentes em qualquer aplicação onde exista a demanda por alta qualidade e confiabilidade, associados a geometrias complexas ou de difícil fabricação pelos processos tradicionais. Um exemplo típico e encontrado em equipamentos submarinos para produção de petróleo e gás.