(15/03/2008) – A Marcopolo anunciou na semana passada que venceu, em parceria com a Scania, licitação para o fornecimento de 143 ônibus urbanos para a prefeitura de Johanesburgo, na África do Sul. Os veículos terão chassis Scania K310 articulado e K270 e serão montados na Marcopolo, em Caxias do Sul. O suporte técnico e serviços pós-vendas serão fornecidos pela fábrica Marcopolo South Africa, estabelecida em Johanesburgo. As entregas estão programadas até junho próximo, data que antecede a Copa das Confederações de Futebol, que será realizada naquele país.
O investimento de Johanesburgo em um transporte público eficiente utilizará o conceito BRT (Bus Rapid Transit), em que veículos com elevada capacidade de passageiros trafegam em pistas exclusivas nas principais vias da cidade. Este sistema possibilita que o transporte coletivo seja mais eficiente, rápido, acessível e de grande conforto, diminuindo o número de automóveis na rua e melhorando o trânsito, além de contribuir para preservação ambiental, com a redução da emissão de poluentes.
Segundo o diretor de operações comerciais para o mercado externo da Marcopolo, Paulo Andrade, a África do Sul é um dos países mais promissores para o segmento de transportes de passageiros. “Os investimentos no país serão grandes nos próximos anos, principalmente em razão da Copa do Mundo de Futebol, em 2010. Só em Johanesburgo, aproximadamente 1.000 novos ônibus deverão entrar em serviço, tendência que deve ser seguida por outras importantes cidades do país”, explica o executivo.
Para a licitação, a Marcopolo apresentou um pacote de serviços e produtos diferenciados, desde o modelo e características do ônibus até treinamento técnico para os futuros operadores dos veículos. “Utilizamos todo o nosso expertise e experiência internacional em projetos similares na América Latina na fabricação de modelos urbanos para atender às necessidades do sistema da África do Sul”, ressalta Paulo Andrade.
Serão produzidos 41 ônibus do modelo Viale Articulado (com 18,5 m de comprimento e capacidade para transportar até 112 passageiros) e 102 unidades do Viale convencional (de 13 m, para até 81 ocupantes). Todas as unidades terão motorização com baixa emissão de poluentes, seguindo as normas ambientais Euro IV. Os motores Scania utilizarão a tecnologia da recirculação do gás de exaustão (EGR), que reduz emissões durante a combustão, eliminando desse modo a necessidade de equipamento para tratamento posterior dos gases.
Os ônibus também serão equipados com sistema GPS e elevadores para as operações de embarque e desembarque de passageiros cadeirantes ou com mobilidade reduzida.
O sistema Rea Vaya é primeiro projeto de transporte massivo do país e contará com corredores de ônibus que alcançarão 330 km de extensão até 2013, interligando os principais bairros de Johanesburgo.