(08/03/2009) – Desde o começo deste ano, a Unicep Usinagem está instalada em novo endereço, em terreno de 4,5 mil m², localizado na zona industrial de Sorocaba (SP). A nova sede (própria) vem coroar um processo de mudanças na empresa, incluindo a certificação NBR ISO 9001 (pelo IQA) e a aquisição de novos equipamentos e dois centros de usinagem. Nos últimos três anos, a empresa cresceu 50%.
A Unicep atua há 26 anos no segmento de peças automotivas fundidas e usinadas em alumínio. Para o diretor Industrial Paulo Favero a certificação NBR ISO 9001, somada aos investimentos realizados, colocaram a empresa em novo patamar. Segundo Favero, para ganhar espaço e visibilidade no mercado automotivo, é essencial investir na qualidade de todos os processos. “O próprio mercado exige que as empresas que atuam na cadeia automotiva sejam certificadas e primem por qualidade, é uma questão mercadológica. Depois da certificação passamos a prospectar empresas maiores”, diz.
“Quando começamos a preparar a empresa para a certificação, tínhamos um grande desafio, principalmente porque as montadoras determinaram um prazo para que as empresas da área de fundição e seus fornecedores se adequassem às suas exigências. Foi uma verdadeira revolução rumo à certificação, um trabalho de treinamento e esclarecimento de toda a equipe”, declara Favero.