(08/03/2009) – Maior exportadora de ônibus e caminhões do País, a Mercedes-Benz alcançou recentemente a marca de 160 mil ônibus vendido ao mercado externo, desde 1961. O feito foi atingido com a produção de um modelo rodoviário O 500 RSD, que faz parte de um lote de seis unidades já encarroçadas adquiridas pela empresa Dan Dollars, da Nigéria.
Os chassis de ônibus produzidos pela empresa são exportados hoje para cerca de 50 países, tanto da América Latina, quanto de outros continentes. Ao longo dos 48 anos de atuação no mercado externo, chegou a atender mais de 90 países. “Nossos produtos conquistaram reconhecimento ao redor do mundo por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade e também pelo suporte pós-venda que oferecemos aos clientes”, afirma Kay Wolf Ahlden, diretor de Vendas de Veículos Comerciais Mercado Externo da Mercedes-Benz do Brasil.
Com cerca de 1.300 unidades adquiridas nos últimos três anos, a Nigéria é um dos principais mercados atendidos pela Mercedes-Benz do Brasil. Entre os modelos mais comercializados para a Nigéria destacam-se o chassi OF 1721 com motor mecânico para transporte urbano e os chassis O 500 com motor eletrônico para longas distâncias rodoviárias, utilizados na interligação entre cidades do próprio país e também com países vizinhos.
A Mercedes-Benz do Brasil exportou mais de 29.000 chassis de ônibus entre 2006 e 2008. Neste período, a Argentina, com 8.237 unidades, foi o maior comprador, seguida por Chile (5.237 unidades), Egito (4.114), Peru (1.707), Nigéria (1.298), África do Sul (1.158), Venezuela (969), Colômbia (834), Equador (824), Costa Rica (720), Jordânia (556) e Indonésia (494).
Considerando o triênio 2006 a 2008, a família de chassis rodoviários O 500, formada por quatro modelos para curtas, médias e longas distâncias e para fretamento, alcançou o maior volume de vendas, com cerca de 9.000 unidades exportadas. Na linha de chassis de ônibus urbanos, destacaram-se os modelos OF de 17 toneladas de peso bruto total – PBT (mais de 5.000 unidades), os OF de 14 toneladas de PBT (mais de 4.000) e o chassi de microonibus LO 915 (3.500).
CENTRO DE COMPETÊNCIA – A fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo é hoje centro mundial de competência da Daimler AG para o desenvolvimento e a produção de chassis de ônibus. A empresa conta também com o maior CDT – Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Daimler AG fora da Alemanha, onde desenvolve e testa os produtos e as tecnologias aplicadas a ônibus, caminhões e agregados. Pioneiro no Brasil, este CDT é também o maior da América Latina entre todos os fabricantes de veículos comerciais.