Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 04 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

14/07/2007

Retimicron passa a produzir fieiras de diamante

14/07/2007 – No primeiro semestre entrou em operação a nova unidade de fabricação da Retimicron. Até então, a empresa – que completa exatos 20 anos em julho de 2007 – produzia fieiras e ferramentas especiais em metal duro em Sumaré (SP). A nova unidade, na cidade vizinha de Nova Odessa, com cerca de 1.500 m², abriu espaço para o início da produção de fieiras de diamante.

“No Brasil, só eram produzidas fieiras de diamante redondas. Além dessas, também já estamos produzindo fieiras de perfil, sextavadas, quadradas, retangulares e especiais”, conta Pedro Carlos de Camargo, diretor da Retimicron, com 31 anos de experiência nesse segmento. Os novos produtos são produzidos com até 20 mm de diâmetro.

Segundo Camargo, as fieiras de diamante têm basicamente a mesma aplicação que as de metal duro: trefilação. Porém, têm vida útil 25 vezes maior, o que se traduz em menos tempo de máquina parada. Como o custo também é mais elevado, as fieiras de diamante são mais recomendadas para grandes volumes de produção.

O supervisor de Qualidade Adilson J. Pedroso conta que foram investidos R$ 1,5 milhão em máquinas de eletroerosão a fio, por penetração e em uma máquina de furo rápido. “Além de introduzir a linha de diamante, aumentamos a capacidade de produção da linha de metal duro”, informa.

Pedroso explica que a demanda tem crescido porque alguns grandes clientes estão nacionalizando produtos e também ampliando a produção local. A Retimicron atende fabricantes de fios, arames etc. Na área de especiais, a empresa produz ferramentas para a fabricação de esferas de rolamentos, feiras para extrusão de grafite e de poliéster, além de insertos de cerâmica para usinagem.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: