(23/06/2007) – Com larga experiência na área de ferramentas, iniciada há 34 anos na oficina de seu avô, Luiz Carlos de Andrade foi convidado três anos atrás para montar um processo de usinagem para uma grande empresa. Em seguida, recebeu convite semelhante de uma montadora. Essas ofertas de trabalho lhe abriram a possibilidade de criar sua própria empresa, a Andraf Ferramentas.
Instalada em Sorocaba (SP), a empresa foi-se estruturando para realizar um atendimento essencialmente técnico, focado em grandes clientes. Hoje, a empresa conta com doze grandes clientes. “Temos crescido muito. O mercado tem carência de um atendimento de qualidade”, avalia Andrade, que no mês passado pela primeira levou sua empresa a uma feira, a Feimafe, com o intuito de fixar a marca e ampliar a base de clientes. Nos seus planos estão encerrar o exercício de 2007 com 16 clientes e um faturamento 20% superior ao de 2006.
Mantendo o foco nesse restrito números de clientes, a Andraf – que também projeta ferramentas especiais – decidiu ampliar suas atividades, entrando na área de distribuição. Numa visista à Feimafe de 2005 contatou a Graztai, da Lituânia, que produz uma mais variadas linha de ferramentas rotativas em aço rápido do mercado mundial (foto). “O que é especial para a maioria dos concorrentes, para a Graztai é standard”, informa Emerson Funaro, gerente Administrativo da Andraf. “Por exemplo, no caso da broca DIN 338, enquanto os concorrentes têm uma única geometria (RN) na linha standard, a Graztai oferece cinco geometrias”.
Mais recentemente os gerentes da Andraf foram conhecer as instalações da BFT Burzoni, da Itália, fabricante de ferramentas intercambiáveis de metal duro e machos de alta performance, passando a distribuir seus produtos no Brasil. Completando a linha de representadas, a Andraf mantém parceria com a MWR, de São Paulo, fabricantes de ferramentas especiais em HSS e com a Karb Tools, do Paraná, que produz rotativas em metal duro.