(21/09/2008) – Cerca de R$ 1 bilhão é o valor que a Hyundai Motor Company pretende investir em Piracicaba (SP) para instalar fábrica com capacidade para produzir 100 mil veículos/ano. Será a sétima fábrica da empresa fora da Coréia. O início das obras está marcado para novembro próximo.
Segundo nota da Hyundai, divulgada em Seul, “a nova planta da empresa no maior mercado das Américas Latina e Central também capacita a empresa a dar uma rápida resposta à Honda e Toyota, que recentemente anunciaram novas unidades no Brasil”.
A decisão – tomada após dois anos de avaliações – foi concretizada na semana passada, com a assinatura de protocolo de intenções entre a Hyundai Motor Manufacturing Brasil (subsidiária da Hyundai Motor Co.) com o governo do Estado de São Paulo. Segunda informações da própria empresa, foram avaliados municípios de três Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. “Piracicaba era a melhor escolha por dispor de mão-de-obra qualificada, boa rede de distribuição, acesso conveniente à base de fornecedores e pelos incentivos oferecidos pelo governo estadual”, afirmou James Choi, presidente da Hyundai Motor Co.´s International Sales Division.
O início das operações da fábrica – no distrito industrial Uninorte, em Piracicaba – está previsto para o primeiro semestre de 2011. Até lá serão investidos de US$ 600 milhões e gerados 1.600 empregos diretos. A comitiva da empresa contou com a presença de fornecedores de autopeças da Coréia que, possivelmente, também se instalarão na região. O governo do Estado avalia que a vinda desses fornecedores de autopeças à região poderá proporcionar a criação de outros 2.500 postos de trabalho.
Segundo a Hyundai, em Piracicaba será produzido um modelo compacto, flex, totalmente novo, para atender a forte demanda por “small cars” no Brasil, segmento que em 2007 representou 65% das vendas de veículos na América do Sul. “Numa segunda fase, dependendo da demanda na região, a Hyundai Motor planeja expandir a planta, ampliando a linha de produtos e as exportações para os países vizinhos”, diz comunicado divulgado pela empresa.
A Hyundai Motor Company, fundada em 1967, integra o Grupo Hyundai – que atua em vários setores da economia, incluindo as indústrias naval, ferroviária, de geração de energia – é a maior montadora de automóveis da Coréia do Sul. A Hyundai Kia Automotive Group planeja tornar-se, em 2010, uma das cinco maiores montadoras do mundo.