(14/12/2008) – A planta brasileira da AAM – American Axle & Manufacturing passará produzir dois novos tipos de eixos: GMI 700 e RPU. Para tanto, a unidade está sendo ampliada em 8 mil m². Estima-se que o novo prédio esteja apto a receber os novos equipamentos em janeiro do próximo ano, com entrada em operação prevista para junho de 2009
Para Ricardo Taveira, gerente de Engenharia e Manufatura da AAM do Brasil, a planta brasileira encontra-se num momento de transição acelerada, com a mudança dos perfis de clientes, fornecedores e de trabalho. “Trata-se de uma operação mais complexa, de maior valor agregado. Precisamos de pessoas dispostas a abraçar essa transição e as novidades que dela virão. Haverá oportunidades para as áreas da engenharia, logística, produção, qualidade, entre outras”, diz.
Os novos equipamentos que irão compor a linha de produção são destinados à montagem de eixos na planta brasileira. A planta também receberá equipamentos para elevar produção de engrenagens, que deve triplicar em relação à capacidade instalada hoje. “Receberemos equipamentos para a solda e usinagem de carcaça do eixo banjo, produção de eixos cardãs e também para outras operações”, afirma Taveira.
Para o gerente, alguns pontos desta expansão irão projetar a AAM do Brasil nacional e internacionalmente. Na esfera nacional, ele aponta a mudança do perfil de produtos da AAM do Brasil e sua conseqüente ascensão na escala de importância dos clientes; fornecimento de sistemas e não apenas de componentes usinados; aumento na complexidade da planta e produtos nela produzidos.
Internacionalmente, Taveira observa que a planta conquistou o primeiro contrato de fornecimento de eixos com uma montadora européia, a Volkswagen. Além disso, o primeiro eixo do tipo banjo produzido pela American Axle & Manufacturing será feito no Paraná. O gerente lembra ainda que a partir do Paraná foram feitos os primeiros fornecimentos da AAM para Argentina, Colômbia e alguns países da África e, em breve, terá início o fornecimento de componentes usinados do projeto GMI 700 para a Tailândia.
Sobre a AAM – Filial sul-americana do grupo American Axle & Manufacturing, a AAM do Brasil fornece peças para o mercado automotivo desde 1999 e é situada na região de Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), no Paraná. Os seus produtos e componentes usinados (peças de motor, eixos diferenciais e sistemas de transmissão de força) são exportados para várias partes do mundo, além de abastecer a demanda brasileira e plantas AAM pelo planeta.
Atualmente, a planta brasileira produz cerca de 200 mil peças mensais e contrata 450 colaboradores diretos. Em 2009, a fábrica passará a produzir sistemas complexos (eixos diferenciais). O grupo AAM nasceu em 1994, nos Estados Unidos, e se destaca na manufatura e usinagem de peças automotivas, sistemas de tração, engrenagens e eixos. A AAM mantém 29 instalações em 13 países pelo mundo. (Carolina Kirchner Furquim)