(07/11/2010) – A multinacional espanhola Gestamp anunciou no último dia 3 de novembro que instalará sua quarta fábrica no Brasil. O local escolhido fica na cidade de Santa Isabel, cerca de 50 km da capital do São Paulo. A unidade será instalada às margens da Via Dutra, em área de 200 mil m², com 25 mil m² de área construída.
A empresa prevê investimentos de R$ 125 milhões para produzir itens estampados e conjuntos soldados estruturais metálicos que irão abastecer a princípio a GM e a Honda. A nova fábrica deverá gerar cerca de 400 empregos diretos, com faturamento anual estimado em R$ 200 milhões.
Presente no mercado brasileiro desde 1998, a Gestamp mantém unidades fabris nos Estados do Paraná, São Paulo (Taubaté) e Rio Grande do Sul (Gravataí). A empresa opera um total de de 68 fábricas em 18 países. Entre os principais produtos produzidos estão peças estampadas estruturais e de acabamento (exemplos laterais externas), sistema de impacto, componentes do painel, reforço estrutural leve, eixos e chassis.
INVESTE SÃO PAULO – A instalação da unidade da Gestamp é resultado da articulação de ações da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. Criado em 2008, a agência administra carteira com 32 projetos de empresas nacionais e estrangeiras interessadas em se instalar no Estado de São Paulo. Segundo estimativa da agência, esses projetos podem gerar investimentos de R$ 5,8 bilhões e 21.500 empregos diretos.
Entre esses projetos estão os investimentos anunciados por seis grandes empresas, no total de R$ 3,6 bilhões: Toyota, em Sorocaba; Hyundai, em Piracicaba; Cebrace, em Jacareí; Sany, em local ainda não definido, Chery, em Jacareí; e Gestamp, em Santa Isabel.