(30/08/2009) – Há cerca de seis meses foi formada a CR Zongshen, joint venture entre a CR Motors (do brasileiro Cláudio Rosa Jr., ex-Sundown) e a chinesa Zongshen, uma dos maiores fabricantes de motos da China. Então, a empresa previa instalar uma fábrica em Manaus, com capacidade para produzir 90 mil motos/ano em um turno.
O lançamento da marca está previsto para o Salão das Duas Rodas. Porém, dois meses antes do evento, a empresa já anuncia a aquisição da Kasinski, montadora de motos que pertencia a Abraham Kasinsky, também fundador da Cofap, hoje com 92 anos.
Fechado o negócio, a CR Zongshen mantém praticamente os mesmos planos: investir US$ 80 milhões no Brasil e instalar uma fábrica em Manaus, em terreno de 100 mil m². Porém, à capacidade produtiva serão acrescidos os 20 mil da Kasinski, chegando agora a 110 mil. A empresa promete lançar sete modelos de motos entre 100 e 200 cc ainda em 2009.
Segundo Claudio Rosa Jr., sócio da empresa, a CR Zongshen irá manter o nome Kasinski no mercado, atendendo solicitação do ex-proprietário. Em sua opinião, a principal benefício obtido com a aquisição a Kasinski foi a possibilidade de ampliar o portfólio com motos acima de 200 cc, já que a Zongshen – que produz 2 milhões de motos/ano na China – foca sua produção em motos de menor cilindragem. Com tecnologia coreana, as motos Kasinski tem entre 200 e 650 cc. Outro benefício é que a Kasinski já conta com rede de 100 revendedores que, em breve, será ampliada para 150.