Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 26 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

10/08/2008

MWM investe US$ 36 milhões em nova linha de usinagem em São Paulo

(10/08/2008) – Na semana passada, a MWM International Motores inaugurou na fábrica de Santo Amaro, em São Paulo, a linha de usinagem dos blocos de CGI (ferro grafite compactado ou ferro fundido vermicular). Resultado de um investimento de US$ 36,8 milhões, a nova linha irá produzir 10 mil blocos no primeiro ano, 20 mil no segundo e 30 mil no terceiro. Após usinados, os blocos serão exportados para a Navistar, dos EUA, onde são montados os motores Big Bore MaxxForce de 11 e 13 litros.

De acordo com o presidente e CEO da MWM International, Waldey Sanchez, o projeto foi desenvolvido em 18 meses. Para escolher os fornecedores foram consultados mais de 30 empresas na área de equipamentos e 15 na área de ferramentas. “Posso afirmar que a linha de usinagem é uma das mais modernas do mundo. Todo o processo de desenvolvimento foi bem planejado, estudado e analisado rigorosamente. Escolhemos os fornecedores criteriosamente para atender à demanda com a qualidade esperada”, explica o CEO. “A linha é totalmente informatizada. Arrisco dizer que nenhuma empresa da área automotiva gerencia o sistema dessa forma, ou possui um sistema como o nosso”.

As máquinas que compõem a linha foram fornecidas pela Alfing Corporation, Grupo Dürr e Grob do Brasil S/A. A Grob desenvolveu a integração dos equipamentos e os softwares personalizados e exclusivos. “Hoje, as fabricantes brasileiras possuem tecnologia para concorrer com outros países oferecendo excelente qualidade com vantagens competitivas”, afirma o diretor de Manufatura, Rubens Marquezini.

O MaxxForce 11 e o MaxxForce 13, que atendem a norma de emissões EPA 07, serão os primeiros motores diesel de serviços pesados na América do Norte com avanços em tecnologia industrial a oferecer um bloco de motor com fundição em CGI. “A utilização desse material nos permite oferecer um bloco de alta resistência sem peso extra, um valioso atributo para os nossos clientes de caminhões”, disse o diretor. O CGI é obtido com a adição de magnésio ao ferro fundido cinzento. Com isso torna-se 70% mais resistente e 40% mais rígido que ferro fundido cinzento, além de ter o dobro de limite de fadiga. O bloco em CGI ferro será fornecido pela planta paulista da Fundição Tupy.

LINHA DE ÚLTIMA GERAÇÃO – Um dos destaques da nova linha é o Robô Portal, sistema que movimenta o bloco na linha durante o processo de usinagem. O operador coloca o bloco em uma esteira rolante, o Robô Portal pega o bloco e o movimenta por uma esteira suspensa, passando por todas as etapas necessárias para concluir o procedimento. “Algumas máquinas realizam mais de uma operação, dessa forma conseguimos flexibilizar o processo e otimizar o espaço ocupado”, informa Marquezini.

Um software – desenvolvido pela Rockwell em parceria com a Grob – gerencia as informações de entrada e saída, que envolvem os processos de manufatura, manutenção, tecnologia, logística e qualidade. O sistema foi desenvolvido para detectar e resolver possíveis problemas, prevenir falhas, além de rastrear a linha. “Todos os índices de qualidade são feitos com análises estatísticas informatizadas pelo sistema, que é online, ou seja, mesmo à distância um operador pode ter acesso ao funcionamento da linha e aos relatórios de produção”, informa o diretor.

A linha também está equipada com câmeras que identificam a numeração do bloco, sistemas de alarme capaz de identificar prováveis causas de parada de máquina através da auto-diagnose; máquinas programadas para fazer medições; coletores de névoa em todas as máquinas; Central de Resfriamento e Filtragem, com capacidade de 140 mil litros de emulsão; máquina de preset de ferramentas com sistema de fixação capaz de simular os mesmos esforços produzidos pelas máquinas de usinagem; monitoramento de ferramentas em processo; máquina para o resfriamento da peça; cinco estações internas de lavagem em alta temperatura e um robô que manipula os blocos durante cada etapa e máquina secadora a vácuo que retira toda umidade das peças, evitando assim qualquer acúmulo que potencialize o início de corrosão durante o transporte.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: