(26/05/2007) – Na sexta-feira passada, a fabricante de ferramentas rotativas YG-1, da Coréia do Sul, promoveu evento no Hotel Holliday Inn, em São Paulo, para oficializar o início das operações da filial brasileira. Após a apresentação da empresa a uma centena de convidados, o CEO da empresa Ho-Keun Song afirmou, em entrevista ao site usinagem-brasil, que dentro de um ano pretende estar com uma planta em operação no Brasil.
As linhas que aqui serão produzidas e o montante do investimento ainda estão em aberto e serão definidos a partir de avaliação dos resultados obtidos no neste segundo semestre. Song informou que há alguns anos pretendia montar uma operação no Brasil para atender toda a América do Sul, única região onde a YG-1 ainda não estava presente.
“Há alguns anos fixamos o plano de – além das fábricas na Coréia, Inglaterra, EUA e França – montar fábricas no Brasil, China e Índia. Na China, já estamos produzindo há cinco anos; na Índia, há quatro”, explica. No Brasil, onde já esteve em três outras oportunidades na tentativa de encontrar distribuidores, “demorou um pouco mais até encontrarmos a pessoa certa para dirigir a operação”.
Para Song, as chances de a filial brasileira ter sucesso são de 100%. “O Brasil vai crescer de forma rápida e não podemos ficar de fora”, avalia. Para o CEO, o parque industrial brasileiro está em processo de modernização e vai precisar cada vez mais de ferramentas de alta qualidade. “Vamos estar presentes em todos os nichos, mas principalmente na área de moldes e matrizes”.
Fundada em 1981, a YG-1 teve rápido crescimento. Em 1982, faturou US$ 250 mil, número que foi sendo dobrado a cada exercício. Nos últimos 10 anos a média de crescimento está em 35%. Hoje, a empresa produz mensalmente 1 milhão de fresas de topo, 2,5 milhões de brocas e 1,25 milhão de machos. “Nossa meta é, até 2014, chegarmos ao faturamento de US$ 1 bilhão”, conta Song. Para tanto, a YG-1 tem adquirido empresas. Nos últimos anos foram adquiridas quatro empresas, três nos EUA e uma Inglaterra. A aquisição de empresas brasileiras está dentro dos planos da YG-1.