São Paulo, 11 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/03/2006

Trepanadora especial agiliza serviços da Salgueiro

Distribuidora de aços do bairro do Ipiranga, em São Paulo, a Aços Salgueiro enfrentava dificuldades para produzir os anéis de aço semi-acabados que fornece aos seus clientes. O processo era muito demorado: no mínimo oito horas para produzi-las.


Broca trepanadora especial

Em busca de uma solução, a empresa procurou o suporte de seu fornecedor de ferramentas, a TaeguTec. Acionado, o Departamento de Ferramentas Especiais foi ao cliente conhecer o processo. O trabalho era realizado num torno horizontal convencional (de 50 CV, para peças de até 600mm de diâmetro). A Salgueiro furava os tarugos com o emprego de uma broca-espada e depois mandrilava a peça até atingir o diâmetro final. Processo quase rústico, encarecia o custo final do produto.

A saída oferecida pela TaeguTec foi a unificação das operações de furação e mandrilamento numa única ferramenta, uma broca trepanadora especial. Pelo processo anterior, todo o miolo do tarugo era retirado na forma de cavaco. No novo, o miolo sai por inteiro, mas não sem criar novas dificuldades, também superadas pelos técnicos do Departamento de Ferramentas Especiais.

Com o uso da trepanadora, o material a ser retirado fica acumulado no interior da broca. Este excesso de peso sobre a broca obrigou ao desenvolvimento de um dispositivo especial de fixação para suportá-lo. Como resultado, o tempo de produção dos anéis – utilizados em geral por prestadores de serviços de usinagem – caiu de 8 horas para apenas 15 minutos. Nos testes, sem contar os tempos mortos, a furação em uma peça de 500 mm de comprimento se deu em 20 minutos, com velocidade de corte de 120 m/min e avanço de 0,28 mm/rotação.

Rodrigo Luís Caniver Pinto, técnico de Processos – Ferramentas Especiais, explica que a solução de certa forma pode ser considerada ousada, menos pelo esforço de corte (que é pequeno) e mais pelas dimensões da broca: diâmetro externo de 300 mm, diâmetro interno de 256 mm e comprimento útil 500 mm

De acordo com o técnico, o processo de desenvolvimento consumiu 60 dias, desde o primeiro contato até a entrada em operação da ferramenta e envolveu um técnico, um projetista e os gerentes Técnico e de Furação da TaeguTec.

O desenvolvimento foi apresentado na 4ª Convenção de Vendas da TaeguTec, realizada em fevereiro, que reuniu representantes e distribuidores de todo o País. Os representantes e vendedores não demoraram a levar a novidade até aos clientes que atuam no mercado de distribuição de aços. Assim, além de outros oito itens da Aços Salgueiro, de diferentes diâmetros, a TaeguTec já trabalha no desenvolvimento de soluções semelhantes para três outros clientes.


Diâmetro externo: 300 mm; interno: 256 mm; comprimento: 500 mm

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.