A Belgo-Arcelor Brasil fabrica linha completa de produtos para a fabricação de molas para as diversas aplicações no setor de transporte: carros de passeio, caminhões, ônibus e ferroviário. São barras chatas, para a produção de feixes de molas; fio-máquina e barras trefiladas, para molas helicoidais e barras estabilizadoras.
Na linha de molas helicoidais, utilizadas no setor automobilístico, a Belgo fornece matéria-prima para a produção de molas progressivas (do tipo barril). Essas molas têm como característica suportar variação de cargas, oferecendo maior conforto aos passageiros. A geometria possui um formato de barril com distância entre espiras (passo) variável, conforme exigência.
Também para o setor automobilístico, são produzidas as molas helicoidais Simples Estágio, empregada na maioria dos sistemas de suspensão automobilísticos. Sua geometria é semelhante a um cilindro, com distância entre espiras constante, na maioria dos casos.
Para o setor ferroviário, a matéria-prima da Belgo é usada na para a produção de molas que são empregadas em plataformas de vagões de carga e de passageiro. Em virtude de suportar altas cargas, sua fabricação exige um material mais robusto.
Já os feixes de molas em lâminas são usados há mais de um século. Foram desenvolvidas para melhorar o conforto das carroças e veículos de transporte de passageiros como diligências, charretes etc. A geometria desse conjunto tem uma função estrutural e, hoje, são usadas em veículos de carga ou de passageiros, como caminhões e ônibus. Alguns automóveis e caminhonetes ainda em produção usam feixes em suas suspensões traseiras.
Essas informações constam do boletim BELGO EM FOCO. Para recebê-lo diretamente em seu e-mail clique no link abaixo e preencha seu cadastro.