A NSK, do Japão, desenvolveu o rolamento de agulha vedado mais fino do mundo. Extremamente compacto, o rolamento tem altura da seção transversal de aproximadamente 0,85 mm – em geral, a seção transversal dos rolamentos de agulha variam entre 3 e 3,5 mm. Segundo a empresa, o produto oferece alta capacidade de rotação e elevada eficiência quando utilizado em câmbios automáticos, substituindo as buchas.
As principais vantagens do novo rolamento são alta capacidade de rotação, maior resistência ao superaquecimento, sistema de vedação avançado que permite o controle da quantidade de óleo e menor geração de atrito quando comparada a uma bucha, tornado a transmissão mais eficiente.
Com o lançamento, a NSK projeta atingir vendas anuais de U$$ 34 milhões até 2010. Para tanto, investiga a possibilidade desse rolamento substituir as buchas em outras aplicações industriais.
Fundado em 1916, o grupo japonês NSK conta com 55 fábricas no mundo e fatura anualmente cerca de US$ 5,4 bilhões. Está presente em 25 países – no Brasil desde 1970 – e emprega mais de 20 mil colaboradores e produz praticamente todos os tipos de rolamentos, num total de 1,25 bilhões de peças por ano.