(11-11-2006) – Como em vários outros segmentos industriais, os fabricantes de discos abrasivos sofreram forte impacto nas vendas com a invasão de produtos chineses no ano passado. Beneficiados pelo dólar baixo – entre outros fatores -, e vendidos a menos da metade do preço dos produtos nacionais, rapidamente os produtos chineses dominaram cerca de 70% do mercado nacional.
No final de 2005, coordenados pelo Sinaesp – Sindicato da Indústria de Abrasivos, os fabricantes nacionais de produtos abrasivos se reuniram para buscar soluções para o problema. Como boa parte desses “importados” era de baixa qualidade, chegou-se a pensar na adoção de restrições nesse sentido, ou ainda salvaguardas ou uma ação antidumping. Porém, como se constatou não ser incomum os acidentes de trabalho com esses discos, optou-se pela questão da segurança.
O resultado das reuniões do comitê criado no Sinaesp foi apresentado na semana passada: um selo de segurança, com base na norma européia EN 13236. Com apoio da ABNT e do Senai, foi criado o Programa de Certificação de Abrasivos. Os fabricantes interessados poderão aderir ao programa, submetendo-se a um processo de inspeção e certificação estabelecido pela ABNT. O Senai, de sua parte, está concluindo a montagem de um laboratório para testes e ensaios de produtos abrasivos, que testará os produtos das empresas participantes do programa. O laboratório está sendo montado na escola Mário Amato. O programa conta ainda com o apoio do CCDM da Universidade Federal de São Carlos.
A empresas certificadas terão direito a utilizar o selo de segurança criado emitido pela ABNT. “Nós entendemos que essa certificação dará uma proteção ao mercado”, avalia Reinaldo Monteiro, presidente do Sinaesp, que espera que todos os 32 associados da entidade venham a aderir ao programa. Aliás, a maioria dos fabricantes, entre eles a Difer, Tyrolit, Saint-Gobain, FSN e Inabra, já integra o comitê de trabalho.
Concluído esse processo, o Sinaesp planeja estender o programa aos demais produtos abrasivos, como rolos calibradores, pontas diamantadas etc. As empresas interessadas podem aderir ao programa acessando o site da entidade: www.sinaesp.com.br.