(26-11-2006) – Uma área de 2 mil m² com layout elaborado para possibilitar o melhor fluxo de produção, de forma a reduzir custos e evitar desperdícios, e por isso mesmo batizado de “layout lean”, é o espaço que a Bosch reservou, em sua unidade fabril de Curitiba (PR), para abrigar 70 novas máquinas. Esses equipamentos, adquiridos recentemente, serão utilizados na usinagem de corpos para injetores denominados CRI-N, aplicados em veículos diesel médios e pesados. A Okuma participa do projeto fornecendo 20 tornos das séries LB 300 e LU 300.
“Estamos totalmente engajados nessa iniciativa pioneira da Bosch, principalmente porque não se trata de uma mera transferência de linha de produção para a unidade de Curitiba, mas sim de um projeto que foi desenhado especificamente para a fabricação de um tipo inédito de dispositivo. Nenhuma outra planta da Bosch, no mundo, fabrica esses corpos para injetores”, destaca Alcino Bastos, gerente geral da Okuma. As máquinas fornecidas serão utilizadas para usinagem das peças, trabalhando seis dias por semana, em três turnos diários.
José Mauro Pelosi, vice-presidente da Unidade de Sistemas Diesel da Robert Bosch, destaca que foi realizada uma concorrência técnico/comercial para a escolha das máquinas e as da Okuma acabaram vencendo devido ao excelente desempenho e por terem apresentado a melhor relação custo/benefício. “Na primeira etapa tratava-se apenas da compra de equipamentos, mas agora estamos negociando com a Okuma uma proposta para que a empresa também assuma a manutenção preventiva e corretiva das mesmas”, acrescenta Pelosi.
Os corpos para injetores modelo CRI-N fabricados na nova linha de produção serão montados na planta de Curitiba, sendo que parte deles serão destinados à exportação e montados nas unidades fabris da Bosch nos Estados Unidos, Alemanha e China.
A Robert Bosch está no Brasil desde 1954, onde fabrica e comercializa equipamentos para as áreas automotiva, industrial e de bens de consumo/construção, contando com nove fábricas nos estados de São Paulo, Paraná e Bahia, que empregam 14.600 funcionários.