(2/12/2006) – A produção e venda de veículos no México baterá recordes em 2006, segundo o Relatório Automobilístico Global do Scotiabank. A longo prazo, o México é também o único mercado em expansão no setor automobilístico da América do Norte. Embora a população do México seja superior a 106 milhões, existem somente 25 milhões de carros e caminhões no México – 0,22 veículos per capita ou menos de 30% do valor médio de 0,75 encontrado entre os países industrializados do G7.
“A estratégia de revitalização da economia do México pela assinatura de acordos de livre comércio com inúmeros países é muito benéfica para as suas perspectivas de produção de veículos”, declarou Carlos Gomes, especialista do Scotiabank no setor automobilístico. “O México é o país que mais assinou tratados de livre comércio no mundo. Os seus co-signatários têm uma população superior a um bilhão de pessoas – quase 10 vezes a população do México. O caso específico do tratado recente de livre comércio entre o México e o Japão já acarretou novos investimentos significativos dos fabricantes japoneses de automóveis, inclusive uma nova fábrica de montagem na Baja California”.
As compras anuais de veículos no México cresceram 8% sobre o ano anterior em outubro, dentro da meta de crescimento para uma venda recorde total de 1,2 milhão de unidades em 2006. As compras dobraram desde 1990 e superaram um milhão de unidades pela primeira vez em 2004. “Espera-se que as vendas atinjam 1,5 milhão de veículos até o final da década – possivelmente igualando os volumes do Canadá”, comentou Gomes.
Ganhos de vendas consolidados no México refletem forte crescimento econômico – o ritmo anual de crescimento do PIB continua superior a 4% ao ano – bem como de um grande grupo de compradores potenciais. “O aumento no nível de emprego e nos salários, um forte crescimento do crédito e um nível elevado de confiança do consumidor devem continuar a dar suporte à venda de veículos”, informa.
Os fabricantes de automóveis investiram mais de US$ 4 bilhões no México no ano passado, com diversas fábricas recebendo recentemente encomendas de novos produtos. Como resultado, estima-se que as montagens de veículos ultrapassem o valor recorde de 2 milhões de unidades este ano – em forte contraste com os Estados Unidos e Canadá, onde os fabricantes de automóveis estão reduzindo a produção.
Fonte: Scotiabank – Economic Reports/PR Newswire