A siderúrgica Villares Metals recebeu o Prêmio Estadual Fiesp de Conservação e Uso Racional de Energia na modalidade Energia de Derivados de Petróleo e Gás Natural, com o projeto “Adequação da atmosfera de combustão do forno de soleira rotativa”, que objetivou reduzir o consumo de gás combustível e a perda de material durante o processo de reaquecimento de lingotes (formação de carepa) e o consumo de combustível em seu forno de maior capacidade.
O projeto, desenvolvido em parceria com o CNPq e a Unesp, foi implantado em setembro de 2005 e teve resultados acima das expectativas tanto no consumo de gás natural quanto na perda de material. Em termos de economia energética, o projeto resultou em economia anual de cerca de 500 mil m³ de gás natural, e uma redução anual de 10,75% no consumo específico desta fonte de energia. No que se refere a ganhos ambientais, permitiu redução das emissões gasosas em função da redução no consumo de gás natural. Também foram importantes os ganhos econômico-financeiros do projeto, entre eles o payback do projeto, que se deu em três meses.
Em 2005, o volume de vendas da Villares Metals atingiu 81,2 mil toneladas de produtos acabados, das quais 44,5 mil toneladas foram demandadas pelo mercado interno e 36,7 mil toneladas destinadas à exportação. A unidade de Sumaré (SP) emprega cerca de 1.200 pessoas, e ainda abriga a administração da empresa, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e o maior Centro de Distribuição de aços-ferramenta da América Latina, com uma área de 5.500 m².