(9/12/2006) – A direção mundial da Anglo American, em Londres, aprovou projeto para produção de ferro-níquel em Barro Alto, em Goiás, com investimento previsto de US$ 1,2 bilhão de dólares. A planta produzirá em média de 36 mil t/ano de níquel contido em liga de ferro-níquel por 26 anos. A implantação do projeto terá início em janeiro de 2007. O início da produção está prevista para o primeiro trimestre de 2010 e a expectativa é de que a planta atinja capacidade total em 2011.
A construção de Barro Alto incluirá a expansão da operação atual da mina e uma nova planta metalúrgica, utilizando o mesmo processo de produção de ferro-níquel já adotado há 20 anos pelas operações da Anglo Codemin e Loma de Níquel, na Venezuela. O fornecimento de energia elétrica, um dos principais insumos para o Projeto, já foi assegurado por meio de um contrato de longo prazo.
“O Projeto Barro Alto é extremamente importante e atraente num país onde a empresa já tem grande experiência no gerenciamento e operação de projetos de níquel. A produção de Barro Alto contribuirá para praticamente duplicar a produção de níquel do Grupo no mundo, atingindo cerca de 90 mil t/ano, em 2011”, avalia Tony Trahar, CEO da Anglo American plc. “As perspectivas para o mercado de níquel são muito positivas, com manutenção da forte demanda e darão à Anglo American excelente oportunidade de crescimento nesse atrativo mercado.”
“Trata-se do maior investimento já feito pela Anglo American no Brasil”, observa Walter De Simoni, prsidente da filial brasileira. “Com a aprovação de Barro Alto, a empresa dá um passo importante para se tornar um dos grandes produtores de níquel no mundo”.
Localizado a 240 km de Goiânia e a 150 km da operação de níquel da Anglo American – Codemin, na cidade de Niquelândia, o depósito de Barro Alto foi descoberto no final dos anos 60. A Anglo American completou a aquisição dos direitos minerários em 2002, por US$ 35 milhões. Os estudos de viabilidade foram completados em setembro de 2006.
O total de recursos minerais do depósito é de 116,2 milhões de toneladas, com teor médio de 1,54% de níquel – dos quais, 62,4 milhões têm teor médio de 1,66%. Parte do minério deste depósito vem sendo processado desde 2003 na planta da Codemin, em Niquelândia. Segundo a empresa, a experiência adquirida tratando o minério de Barro Alto na Codemin agilizará a implantação do Projeto.
No Brasil, o Grupo Anglo American é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão, Codemin e Copebrás, com atuação nos estados de Goiás (Niquelândia, Barro Alto, Catalão e Ouvidor) e São Paulo (Cubatão). A empresa atua no mercado brasileiro desde 1973 e emprega mais de 3.800 pessoas entre empregados e contratados. O Grupo está presente no Brasil também na área de ouro, por intermédio de sua subsidiária não controlada AngloGold Ashanti, que possui operações em Minas Gerais e Goiás.