(9/12/2006) – As vendas da indústria brasileira cresceram 1,69% em outubro na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais. De janeiro a outubro, as vendas acumularam alta de 1,43% em relação a igual período do ano passado. Esses dados constam da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada no dia 5 de dezembro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O aumento das vendas veio acompanhado de crescimento nas horas trabalhadas na produção. Com o ajuste sazonal, o indicador apresentou expansão de 1,23% em outubro na comparação com setembro. É a maior taxa de expansão entre dois meses em um ano e meio e a sexta variação positiva consecutiva apontada pela pesquisa. Em comparação com outubro de 2005, o indicador aumentou 6,02%.
Segundo a pesquisa, o emprego na indústria cresceu 0,53% em comparação a setembro na série com ajuste sazonal. O indicador acumula alta de 1,88% no ano em relação a igual período de 2005.
A utilização da capacidade instalada recuou de 82,2% em setembro para 81,8% em outubro. Na comparação com outubro do ano passado, o indicador apresentou aumento de apenas 0,6%. “Não há sinais, portanto, de riscos de gargalo ao aumento da produção nos próximos anos”, afirma o estudo. A pesquisa Indicadores Industriais é feita mensalmente com cerca de 3 mil empresas de médio e grande porte em 12 estados.