Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 27 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

09/12/2006

Stock Car Jr. é projetado com SolidWorks


A ZF Racing, empresa fabricante dos carros utilizados nas três categorias da Stock Car, utilizou o software SolidWorks para projetar o novo modelo de veículo da Stock Jr. – divisão de principiantes iniciada em 2006 – e também passará a utilizá-lo no desenvolvimento dos carros da categoria principal que serão usados no campeonato de 2008.

A parceria entre as empresas teve início em setembro e, menos de três depois, na semana passada, antes da última etapa do campeonato, a ZF Racing já apresentou o novo carro da Stock Jr. “O que prova que o nosso software é fácil de aprender e de usar”, diz Suzanne Locke, gerente de Marketing da SolidWorks. A ZF contou com o suporte de Antonio Álvaro Marzola, diretor-geral da IST Sistemas, revenda da SolidWorks em São Paulo e Americana (SP).

O design rústico do veículo atual da Stock Jr. – criado a partir de chassis e motorização de uma categoria já existente nos EUA – levou-o a ganhar o carinhoso apelido de feinho (veja foto ao lado). “Assim, a ZF Racing optou por refazer totalmente a carenagem, buscando deixar o carro mais próximo do visual da categoria principal”, explica Felipe Giaffone, diretor da ZF. Segundo ele, a nova carenagem permitirá que o carro fique, do ponto de vista técnico, com melhor aerodinâmica e funcionalidade. “Do ponto de vista estético, ficou mais bonito, com linhas arrojadas e agressivas”.

Para o engenheiro projetista da ZF Racing, Marcos Lameirão, a parceria com a SolidWorks foi fundamental para o desenvolvimento. “O software contempla variada gama de possibilidades de projeto, tendo sido largamente empregado para a geração de superfície 3D”, disse. “A agilidade e a precisão foram fundamentais para desenvolver este projeto em tempo recorde”.

No Brasil, o software também está sendo empregado pela Brax Automóveis, que desenvolveu o esportivo Lobini H1. É utilizado também por fabricantes de carrocerias de ônibus e caminhões, como a Marcopolo e Comil.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: