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09/12/2006

Renault produz milionésimo motor no Brasil

(9/12/2006) – Dias antes de completar sete anos de operações (foi fundada em dezembro de 1.999) a fábrica de motores da Renault do Brasil chegou à casa do um milhão de motores produzidos. Segundo a empresa, o resultado mostra a maturidade alcançada pela planta, que fornece motores para outras fábricas do Grupo Renault. Também em novembro, a Renault atingiu a marca de 500.000 veículos produzidos pelas fábricas de Veículos de Passeio e de Veículos Utilitários.

A unidade de motores, na qual foram investidos US$ 150 milhões, faz parte do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), que inclui as fábricas de veículos de passeio, de veículos utilitários e o parque de fornecedores da Renault do Brasil. Com capacidade para produzir 400 mil motores/ano, a planta gera 450 empregos diretos e tem uma cadência atual de 750 unidades/dia, o que significa a utilização de cerca de 45% da capacidade instalada. Em torno de 68% da produção de motores é destinada ao mercado externo, principalmente para fábricas na Argentina, México e Colômbia. De janeiro a outubro deste ano foram produzidos 142.678 motores, dos quais 96.933 foram exportados.

“Chegar a um milhão de motores produzidos significa também alcançar um grau de maturidade pelo trabalho acumulado. E essa experiência adquirida no decorrer dos anos nos dá a satisfação de saber que somos capazes de fabricar motores de excelente qualidade e exportá-los para vários países”, diz Carlos Grossi, Diretor de Fabricação Mecânica Mercosul. Ele explica que as linhas de produção flexíveis são uma característica importante da planta considerando que possibilitam evoluções ou entrada de novos produtos com baixos níveis de investimentos.

Com a implementação do plano Renault Contrato 2009, que estabelece metas trienais para todo o Grupo, o grande desafio da fábrica de motores daqui em diante reside na diminuição de custos e no aumento gradativo de utilização da capacidade instalada. “Queremos diminuir não apenas os custos de fabricação mas também os custos em geral, para que possamos consolidar nossos atuais mercados e conquistar novos”, indica Grossi. “Hoje, fabricamos aqui no Brasil motores no melhor nível de qualidade da Renault no mundo”, acrescenta.

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