(27-01-2007) – A Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) acaba de inaugurar o Centro de Distribuição (CD) de produtos brasileiros em Varsóvia (Polônia). Localizado a 25 km do aeroporto, numa área de armazenagem alfandegada, o centro tem 900 m² e dispõe de espaço para estoque de produtos, escritórios, showroom. Até o momento, 55 empresas se credenciaram para integrar o CD, envolvendo os setores de sucos e alimentos industrializados, cachaça, café, alumínio, metalurgia, siderurgia, plástico, música, confecção, cosmético, embalagens plásticas, máquinas e equipamentos, equipamentos médico-hospitalares, produtos cirúrgicos e farmacêuticos, jóias, livros, iluminação, produtos de limpeza e sisal.
O Centro de Distribuição integra a iniciativa da Apex-Brasil de internacionalização das empresas exportadoras brasileiras. A Polônia é o quinto país a hospedar um CD, espaço onde empresários brasileiros de diversos setores podem armazenar mercadorias, participar de rodadas de negócios com compradores estrangeiros e manter showroom e escritórios. O primeiro CD foi inaugurado em maio de 2005 em Miami (EUA). Existem CDs operando também em Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal) e Dubai (Emirados Ãrabes).
“O Centro de Distribuição dos Estados Unidos, há mais tempo em atividade, tem apresentado excelentes resultados. Acredito que teremos o mesmo sucesso no mercado europeu. Escolhemos a Polônia porque percebemos um potencial econômico enorme. É uma economia em desenvolvimento bastante dinâmico, aberta tanto à União Européia quanto ao Leste Europeu”, observa o presidente da Apex-Brasil, Juan Quirós.
Ao se instalar nos Centros de Distribuição as empresas exportadoras conseguem apresentar, negociar e estocar seus produtos, garantindo cumprimento de prazos e reduzindo custos. “O cumprimento de compromissos pós-vendas é fundamental para o sucesso do exportador”, acrescenta Quirós. Concebido para receber empresas de pequeno e médio portes e que já possuem cultura exportadora, so CDs da Apex têm entre suas vantagens o fato de que a Apex-Brasil é a locatária do espaço total e subloca partes do mesmo às empresas. Ao alugar áreas maiores, pode negociar preços mais convenientes e se beneficiar de outras vantagens que, individualmente, as empresas não teriam acesso.
BALANÇA BRASIL-POLÔNIA – As exportações brasileiras para a Polônia em 2006 foram de US$ 299 milhões, o que representou um aumento de 9,6% em relação a 2005, quando o Brasil havia exportado US$ 272 milhões para o mercado polonês. A participação das exportações para o mercado polonês, em relação ao total exportado pelo Brasil, foi de 0,2%. As importações, no mesmo ano, aumentaram 58,1% ao subirem de US$ 134,12 milhões para US$ 212,05 milhões. Com isso, o saldo comercial superavitário foi de US$ 86,5 milhões.
Os principais produtos exportados pelo Brasil para Polônia em 2006 foram: aviões e veículos aéreos, fumo, minérios de ferro, motocompressor hermético, café solúvel, amortecedores de suspensão para tratores e veículos automóveis, café, acessórios para tratores.
Pesquisa realizada pela Unidade de Inteligência Comercial da Apex-Brasil identificou alguns setores cujos produtos são amplamente importados pela Polônia e apresentam potencial de incremento das exportações brasileiras. São eles: alimentos, bebidas, preparações alimentícias, máquinas e equipamentos, materiais elétricos, aparelhos de som/imagem, automóveis, borracha, artigos e equipamentos médico-odontológicos e hospitalares, produtos de perfumaria e preparações cosméticas; algodão, peles e couros, madeira, vidros, talheres, mobiliário, colchões e minérios.
Fonte: Apex-Brasil