(09/02/2007) – A ArvinMeritor concretizou a negociação de venda de sua divisão de tecnologias de emissões, que inclui a divisão de escapamentos, para a One Equity Partners (OEP), fundo de investimentos norte-americano. O negócio deve ser concluído até o final do primeiro semestre e envolve a quantia de US$ 310 milhões. No Brasil, a Divisão conta com fábrica em Limeira (SP) e unidades satélites em Gravataí (RS), Camaçari BA) e São Bernardo do Campo (SP).
Segundo o vice-presidente da empresa no Brasil, Don Polk, disse a Gazeta Mercantil, o negócio não vai impactar nas operações brasileiras, pois o novo controlador manterá as atuais estruturas. “Vai continuar exatamente igual. As unidades são, a partir de agora, um condomínio industrial. Seremos bons vizinhos dentro do mesmo espaço”, disse Polk.
Em nota, o CEO da ArvinMeritor, Charles McClure, disse que a decisão de vender este segmento de negócios atende a estratégia de longo prazo de reposicionamento da companhia: “Os recursos desta transação alimentarão o esforço para fortalecer nosso balanço e elevar a capacidade de investir em tecnologia, pesquisas e desenvolvimento mais alinhados com nosso foco estratégico em sistemas automotivos específicos”. A empresa focará, agora, as operações das divisões de chassis, incluindo sistemas de direção e dirigibilidade do veículo, freios, suspensão e rodas; drivetrain (transmissão e eixos); e sistemas de abertura, relativos à segurança e controle para portas e tetos.
No Brasil, segundo Don Polk, a subsidiária vai investir neste ano cerca de US$ 10 milhões na unidade de rodas e sistemas de portas. “Parte destes recursos serão aplicados no desenvolvimento de um sistema de portas para o Logan, novo carro da Renault que será fabricado no País a partir do segundo semestre”. Estão programados também aportes para a compra de equipamentos e melhora nas estruturas das quatro fábricas. “Isso vai dará mais produtividade sem aumentar a capacidade instalada atual. Vamos renovar nossas instalações”.
Fonte: Gazeta Mercantil