(09/02/2007) – O BNDES aprovou financiamento de US$ 70 milhões para a Rebrás Rebocadores do Brasil S.A. adquirir 18 rebocadores. A participação do BNDES corresponde a 87% do investimento total, de US$ 80,3 milhões. As novas embarcações serão construídas pelo estaleiro Detroit Brasil Ltda, localizado em Itajaí (SC). Os rebocadores serão destinados à prestação de serviços no segmento de apoio portuário e vão substituir a frota com idade avançada e tecnologicamente obsoleta em operação atualmente.
O projeto vai gerar 610 empregos diretos, sendo 250 no estaleiro, até a conclusão da obra prevista para o final de 2008, e 360 na operação das embarcações. Além dos empregos diretos, cerca de 200 pessoas serão contratadas para a construção de parte das estruturas dos cascos.
Os novos rebocadores possuem sistema de combate a incêndio e propulsão azimutal de última geração (a tecnologia de propulsão azimutal permite maior performance em manobras e agilidade às operações de atracação e desatracação de navios).
Dos 18 rebocadores a serem construídos, seis serão destinados a operações de reboque portuário e oceânico, atracação e desatracação de navios de médio e grande portes, socorro e salvamento, combate a incêndios e a acidentes ambientais provocados por derramamento de óleo no mar.
As doze embarcações restantes serão destinadas exclusivamente a operações de atracação e desatracação de navios de pequeno, médio e grande portes, podendo também realizar operações de salvamento e combate a incêndio.
A Rebrás Rebocadores do Brasil é uma empresa brasileira de navegação, tendo iniciado suas operações em 2004. A empresa tem como sócia a Smit International Overseas B.V., empresa holandesa que opera cerca de 400 embarcações em mais de 30 países do mundo, entre eles Holanda, Argentina, Canadá, México, Panamá , Nigéria, Estados Unidos e Ãfrica do Sul.