(09/02/2007) – Especializada no desenvolvimento de máquinas, equipamentos, dispositivos de usinagem, montagem e controle de qualidade, a Rochel Engenharia acaba de adquirir um torno horizontal modelo ESL 10 II, da Okuma. A máquina será aplicada na produção dos cilindros hidráulicos empregados nos dispositivos de fixação e de equipamentos especiais.
Hélio Geraldo da Silva, diretor comercial da Rochel, observa que essa negociação marca uma mudança no relacionamento entre as empresas. Quando surgiu, há 10 anos, a Rochel fazia apenas o projeto e montava os dispositivos, mas a fabricação era terceirizada. Nos últimos anos, porém, com o objetivo de agregar valor às suas atividades e otimizar a qualidade dos produtos, a Rochel decidiu fabricar seus os dispositivos de usinagem que projetava. Para tanto, investiu em máquinas e equipamentos, como máquinas tridimensionais, mandriladoras CNC, centros verticais de usinagem e o torno da Okuma.
Carlos Eduardo Ibrahim, gerente de vendas da Okuma para a América Latina, lembra que a Okuma acompanhou parte da trajetória da Rochel, nos últimos anos, passando a utilizar os serviços da Rochel. “Temos vários clientes em comum”, lembra. A Okuma fornecia as máquinas e a Rochel, os dispositivos especiais. “Devido a este relacionamento de cliente-fornecedor, a Rochel teve a oportunidade de conhecer melhor as nossas máquinas”, informa.